Vilarinho faz primeira corrida após quebra do recorde de Vettel

Há dois meses, o brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 17 anos, alcançou seu quinto “hat-trick” (pole position, vitória e volta mais rápida da corrida) consecutivo na Fórmula BMW Americana. A marca derrubou um recorde mundial que pertencia ao alemão Sebastian Vettel, piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1, que havia conquistado quatro “hat-tricks” seguidos quando ganhou a Fórmula BMW Alemã, em 2004. Mais do que colocá-lo na história da categoria, o feito permitiu que Gian encerrasse a primeira metade do campeonato na liderança.

Ele chegou nesta semana ao circuito de Lime Rock, em Connecticut, que receberá no sábado (18) as etapas de número 8 e 9 das 14 previstas no calendário, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder, o colombiano Gabby Chaves, seu companheiro de equipe na EuroInternational, atual tricampeã da Fórmula BMW Americana. Apesar do domínio de Giancarlo Vilarinho na primeira metade do campeonato, a vantagem é pequena e exigirá um esforço extra no traçado de 2.430 metros, considerado de alta velocidade.

“É muito bom começar a fase final na liderança do campeonato, mas os outros pilotos vão me pressionar bastante, não será nada fácil”, afirma o piloto brasileiro. Tanto é verdade que o único teste coletivo para a prova deste fim de semana, realizado em Putnam Park, em Indiana, no fim do mês passado, foi marcado pelo equilíbrio: o primeiro dia foi liderado por Giancarlo Vilarinho e, o segundo, por Gabby Chaves. O que pode favorecer o brasileiro em Lime Rock é o fato de contar com a experiência das duas corridas que disputou na pista em 2008.

“Eu gosto do traçado e aprendi muito sobre ele nas duas corridas que fiz aqui no ano passado”, reconhece. “Ele não te dá espaço para respirar, você está sempre procurando a trajetória ideal para entrar na próxima curva”, comenta. Nesta terça-feira (14), ele e seu manager, o piloto Paulo Carcasci, caminharam pelo circuito com o mapa de corrida do ano passado nas mãos, analisando os dados que deram a vitória ao então piloto da EuroInternational, o norte-americano Alexander Rossi.

Um trabalho importante considerando o pouco tempo de pista: há apenas um treino livre previsto na programação. Depois, os pilotos partem direto para o treino que define o grid de largada. As duas corridas serão realizadas no sábado. A primeira, marcada para 10h00 no horário brasileiro. A segunda, com largada agendada para 13h35. Com a liderança de Giancarlo Vilarinho na Fórmula BMW Americana e a de Felipe Nasr na Fórmula BMW Européia, é a primeira vez que dois brasileiros lideram os principais campeonatos da categoria no mundo.