Americana quando o líder, o brasileiro Giancarlo Vilarinho, perdeu o controle na pista úmida, saiu do traçado e bateu com o canadense Gianmarco Raimondo. O acidente abriu caminho para uma imprevista conquista antecipada do colombiano Gabby Chaves. Com o abandono do principal adversário, ele só precisou levar o carro até o final, numa corrida realizada inteiramente sob bandeira amarela, para vencer e assegurar matematicamente o título em Elkhart Lake, nos Estados Unidos.
A batida envolveu ainda o australiano James Kovacic e o dominicano Daniel Vela e danificou uma barreira de proteção. A demora nos trabalhos de reparo impediu que a prova fosse reiniciada antes da bandeira quadriculada. Giancarlo Vilarinho foi hospitalizado com dores no pescoço, mas passa bem. “Nós estávamos muito competitivos neste fim de semana, larguei na pole position e estava liderando quando bati. Fico muito triste de ver a disputa pelo campeonato terminando assim, porque meu objetivo sempre foi ser campeão e as chances eram boas”, lamentou.
O campeão antecipado e companheiro de equipe do brasileiro, Gabby Chaves, fez questão de elogiar o desempenho de Giancarlo Vilarinho. “Ele ganhou mais corridas do que eu”, reconheceu o colombiano. Até o momento, faltando ainda duas provas para o encerramento da temporada, ele soma cinco conquistas, contra seis do adversário. “Mas foi a minha constância e o fato de terminar todas as corridas que me ajudaram a conquistar este título. É preciso ter sorte para ganhar um campeonato”, lembrou Gabby Chaves. Ele e Giancarlo Vilarinho disputaram a temporada pela EuroInternational.
Os resultados deste fim de semana também garantiram de forma antecipada o vice-campeonato de Giancarlo Vilarinho. O piloto, de 17 anos de idade, não pode mais ser alcançado por ninguém na tabela de classificação. “Esta é apenas minha segunda temporada no automobilismo, estou aprendendo muito a cada dia e quero continuar brigando por vitórias”, disse. Em doze etapas, ele registrou oito poles e ganhou seis corridas. Números que fazem dele o brasileiro com melhor desempenho no exterior entre todas as categorias em 2009.
As próximas duas corridas da Fórmula BMW Americana, que encerram o campeonato, serão disputadas no dia 30 de agosto, em Mosport, no Canadá.