A temporada da Fórmula BMW Americana terminou neste domingo (30), em Bowmanville, no Canadá, com mais uma vitória do brasileiro Giancarlo Vilarinho. Com sete conquistas em catorze provas, ele foi o piloto que venceu mais vezes em 2009. “Nós tivemos um bom ano e vencemos sete corridas, o que é ótimo em qualquer nível de competição. Infelizmente, nós perdemos algumas oportunidades que nos custaram o título, mas ainda assim foi uma grande temporada”, comentou Giancarlo Vilarinho.
As chances dele na disputa pelo campeonato acabaram depois de um acidente violentíssimo na 12ª etapa, realizada em Elkhart Lake, nos Estados Unidos. O campeão foi o companheiro de equipe dele na EuroInternational: o colombiano Gabby Chaves. A batida destruiu o carro de Giancarlo Vilarinho e ele precisou estrear um novo para as duas corridas que encerraram o calendário. “A equipe trabalhou duro e foi muito bom para mim voltar a andar bem depois da pancada”, acrescentou.
Giancarlo Vilarinho foi o terceiro colocado na corrida de sábado (29), vencida pelo canadense Gianmarco Raimondo, da Autotecnica. No domingo, largou na pole position e ganhou com boa vantagem: mais de um segundo em relação ao segundo colocado. Além das sete vitórias, ele encerrou sua segunda temporada no automobilismo largando nove vezes na primeira posição, números que fazem dele o melhor representante do Brasil no automobilismo internacional em 2009.
Performance que o ajudou a assegurar por antecipação, há quinze dias, o vice-campeonato da Fórmula BMW Americana. Agora, o piloto de 17 anos de idade começa a planejar seu futuro: tem testes agendados na Fórmula Mazda. “Seria o caminho natural para ele e vamos começar com os testes para que ele possa conhecer o carro e conversar com as equipes”, disse o manager de Giancarlo Vilarinho, Paulo Carcasci. “Estou muito feliz por tudo o que aprendi neste ano”, concluiu o piloto.
Os seis primeiros da 13ª etapa
1 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)
2 Gabby Chaves (COL/EuroInternational)
3 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
4 Alex Ellis (CAN/Autotecnica)
5 Michael Lewis (EUA/EuroInternational)
6 Joao Horto (BRA/Team Apex)
Os seis primeiros da 14ª etapa
1 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
2 Gabby Chaves (COL/EuroInternational)
3 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)
4 Michael Lewis (EUA/EuroInternational)
5 James Kovacic (AUS/Team Apex)
6 Joao Horto (BRA/Team Apex)