As sete vitórias na Fórmula BMW Americana fizeram dele o melhor representante brasileiro no exterior em 2009. Nesta temporada, ninguém ganhou tanto quanto Giancarlo Vilarinho. Só que o principal desafio ainda está por vir: ele disputará as duas corridas da Fórmula BMW Pacífico na preliminar do GP de Cingapura de Fórmula 1. “São as provas mais importante do ano para mim”, afirma. “Tem pilotos da Fórmula BMW Européia e da Fórmula BMW Americana. É como se fosse um ‘master’. Então, ganhar uma etapa assim pode atrair muita atenção para o seu nome”, acrescenta.
Principalmente no fim de semana da badalada corrida noturna nas ruas do Marina Bay Circuit – pista que estreou no calendário da Fórmula 1 em 2008. “Até hoje eu só corri em autódromos, mas sei exatamente o que esperar: uma pista com pouca aderência, principalmente porque nós abriremos toda a programação”, revela Giancarlo Vilarinho. A primeira atividade é justamente o único treino livre da categoria, no início da tarde de sexta-feira (25). No mesmo dia, os pilotos partem para a tomada de tempo, que define o grid das duas corridas. A primeira no sábado (26), a segunda no domingo (27).
Giancarlo Vilarinho não será o único participante especial desta etapa da Fórmula BMW Pacífico. Outros que não competem regularmente na categoria estarão presentes, como o colombiano Gabby Chaves, o americano Michael Lewis, o australiano James Kovacic, o britânico Jack Harvey e o representante da casa, o estreante cingapuriano Suriya Thevar. Todos dispostos a tomar o favoritismo do indonésio Ryo Haryanto – líder da Fórmula BMW Pacífico. “É meu segundo ano no automobilismo, alcancei bons resultados, mas uma conquista neste circuito contra esses adversários seria o máximo”.
Um acontecimento talvez tão especial quanto a marca atingida por ele em maio. Ao registrar cinco hat-tricks (pole position, melhor volta e vitória) consecutivos na Fórmula BMW Americana, Giancarlo Vilarinho quebrou um recorde mundial da categoria antes pertencente ao alemão Sebastian Vettel. Os números dele no campeonato impressionam: em catorze etapas, largou nove vezes em primeiro lugar, além das já citadas sete vitórias. O título escapou em função de um acidente violentíssimo sofrido na antepenúltima etapa, mas ele assegurou por antecipação o vice-campeonato.