O lendário circuito belga de Spa-Francorschamps é um dos mais tradicionais e famoso do mundo, e sempre apontado como um dos preferidos por todos os pilotos que já tiveram a oportunidade de percorrer seus 7 km de extensão. Como não poderia ser diferente, este também era um dos sonhos do mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power), que em 2008 faz sua primeira temporada na Fórmula Ford Inglesa, a mais tradicional categoria-escola do automobilismo mundial.
Era, porque nesta terça-feira (20/05) Victor Corrêa realizou o desejo de 10 entre 10 pilotos e pela primeira vez andou com um Fórmula Ford no desafiador e renomado traçado. “Foi muito emocionante. Só o fato de estar aqui, num lugar com tanta história já é sensacional. Estou bastante ansioso para quando chegar a hora de eu competir para valer aqui. Vai ser demais”, exclama o titular da Jamun Racing.
Não é à toa que o circuito é um dos favoritos de todos os pilotos planeta afora. Além de muito veloz, com longas retas, subidas, descidas e boas seqüências de curvas de alta, o traçado conta com a famosa curva Eau Rouge, um S em subida contornada em altíssima velocidade, considerada uma das mais desafiadoras do mundo. “É quase como se a gente fosse escalar um paredão, e com o pé embaixo o tempo inteiro. Agora eu sei por que todo mundo fala tanto dela”, afirma o piloto.
Esse dia de testes foi realizado porque nesta temporada a Fórmula Ford inglesa vai disputar uma rodada dupla como preliminar das 12 horas de Spa, nos dias 21 e 22 de junho. “Essa é a única corrida do calendário que acontece fora do Reino Unido, e a única que não testamos na pré-temporada. Então é importante vir aqui, conhecer o circuito e já trabalhar no acerto ideal do carro”, garante o alfenense, que ocupa a quinta colocação no campeonato. As corridas serão válidas pelas 17ª e 18ª etapas.
O que tornou ainda mais marcante essa primeira experiência do piloto da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power em Spa, é o fato dessa pista ser a preferida de seu maior ídolo, Ayrton Senna. “O Senna sempre dizia que era uma de suas pistas prediletas, tanto que ele ganhou cinco vezes neste circuito na Fórmula 1. Quem sabe eu também não começo com o pé direito e consigo a vitória quando vier competir aqui”, concluiu.
Victor Corrêa segue os mesmos passos dos campeões mundiais Émerson Fittipaldi e Ayrton Senna, que começaram a carreira na Europa através da Fórmula Ford Inglesa.