Décimo colocado na tabela de classificação, João Paulo de Oliveira irá participar da sétima etapa do Campeonato Japonês de Fórmula Nippon neste final de semana (16/9) em Sugo, no Japão, com um grande objetivo. “Quero continuar pontuando para tentar terminar a minha primeira temporada na categoria entre os seis primeiros”. A liderança do torneio é do japonês Tsugio Matsuda (Impul), com 33 pontos, seguido de mais dois pilotos da fortíssima equipe Impul.
O plano do brasileiro tem duas justificativas. A primeira é que ele só não andou na zona de pontuação em uma etapa. Nas últimas quatro corridas ele pontuou, e seu melhor resultado foi um quarto lugar. “Claro que eu quero ganhar corrida, mas com o pacote técnico que tenho disponível neste momento, este objetivo ainda não pode ser colocado como prioridade”, avalia o piloto da pequena equipe Kondo Racing.
A outra razão é o histórico da temporada do principal certame de monopostos da Ásia. Depois de seis provas, o líder não venceu nenhuma prova. “É muito importante ter constância neste campeonato. O Matsuda está na frente sem vencer nenhuma corrida, e o (Satoshi) Motoyama, que venceu mais vezes, com duas vitórias, está em terceiro, dez pontos atrás”, analisa João Paulo.
João Paulo tem enfrentado alguns problemas de acerto em seu Lola FN06/Toyota/Bridgestone. Agora ele pretende ganhar velocidade para largar mais a frente, pois apenas na abertura do campeonato conseguiu partir entre os dez primeiros. Além disso, o Sportland Sugo é um circuito de 3.704 metros, com 11 curvas e apenas uma reta de 704 metros, e caracterizado por ser estreito, com apenas 10 metros de largura. “A pista é bem travada e apertada. Isso trará bastante dificuldade no decorrer da corrida para ultrapassagens. Nosso ritmo de corrida não é tão ruim, temos ganhado sempre de cinco a mais posições por prova. No entanto, ainda não temos um bom set up para o treino classificatório. Se conseguirmos largar das quatro primeiras filas, o pódio pode ser um objetivo mais realista”, afirma.