O brasileiro João Paulo de Oliveira fez no último domingo (21/10) a sua melhor corrida na Fórmula Nippon. Com problemas em seu Lola/Toyota, ele largou da nona fila em Motegi e recebeu a bandeirada em oitavo, subindo para nono no Campeonato Japonês. “A corrida foi excelente. Literalmente, eu me sinto marcando pontos com uma Spiker no grid da Fórmula 1 de hoje em dia, e isso me deixa bastante satisfeito”, comparou o piloto da Kondo Racing. A nona e última etapa do principal certame de monopostos da Ásia será dia 18 de novembro, em Suzuka, no Japão.
Largando em 18º lugar, João Paulo arriscou na estratégia de paradas para conseguir fazer uma corrida de recuperação. “Como essa corrida foi de 250 kms, muita gente adotou a estratégia de não fazer parada. Nós optamos por parar nos boxes, pois assim partiríamos mais leves e conseguiríamos as ultrapassagens, e foi isso o que aconteceu”, explicou o piloto. Logo na primeira volta ele ganhou quatro posições. “Daí em diante tive que correr riscos ultrapassando muita gente até chegar em oitavo antes da primeira parada”, completou.
Após o reabastecimento e troca de pneus, o brasileiro perdeu várias posições e teve que começar tudo de novo. “Tive que ultrapassar muita gente duas vezes, o que não foi fácil. No total fiz umas 15 ultrapassagens na corrida, então o resultado foi além do esperado”, disse. Apesar das dificuldades, João Paulo foi o piloto que mais ganhou posições na prova, 10 no total. “Sem duvida temos um carro que funciona melhor em condições de corrida do que em classificação”, falou o piloto.
Mesmo tendo realizado sua melhor corrida do ano, João Paulo de Oliveira acredita que o time ainda tem muito que evoluir. “Após uma classificação difícil, é bom ter um carro mais competitivo na corrida que me dê condições de avançar. Porém ainda estamos longe de resultados muito melhores”, finalizou.
O japonês Takashi Kogure, da equipe Nakajima, dominou o fim de semana e ficou com a vitória, seguido por seu companheiro de equipe, o francês Loic Duval. O também francês Benoit Treluyer completou o pódio e segue na liderança do campeonato, com 45 pontos. Com a oitava posição, João Paulo somou mais um ponto e subiu para a nona posição na tabela, com 12 pontos ganhos.
Os oito pilotos que pontuaram na Fórmula Nippon em Motegi foram:
1. (32) Takashi Kogure (JAP/Nakajima), 52 voltas em 1h25min01s278;
2. (31) Loic Duval (FRA/Nakajima), 1h25min12s591;
3. (1) Benoit Treluyer (FRA/Impul), 1h25min22s936;
4. (36) Andre Lotterer (ALE/TOM’s), 1h25min29s472;
5. (2) Tsugio Matsuda (JAP/Impul), 1h25min52s310;
6 (33) Ronnie Quintarelli (ITA/Inging), 1h25min52s778;
7. (36) Bjorn Wirdheim (SUE/Dandelion), 1h25min56s811;
8. (34) João Paulo de Oliveira (BRA/Kondo), 1h25min57s738.