Depois de passar alguns dias de férias no Brasil, o carioca Roberto Streit (Perkons), de 24 anos, já está no Japão, onde inicia os preparativos para a temporada 2008 da Fórmula Nippon. Após o vice-campeonato na F-3 Japonesa no ano passado, o brasileiro continuará defendendo a equipe Inging Motorsport na nova categoria.
No final de 2007, Streit já realizou testes com o novo carro, que tem motor com o dobro de potência, comparando com o F-3 (550 cavalos contra 220). Nos dias 18 e 19 deste mês, ele volta às pistas e inicia em definitivo sua adaptação à categoria.
“Apesar de ainda não estar acostumado com o carro, nem ter feito corridas longas, o fato de conhecer a equipe e as pistas irão me ajudar. A estrutura da equipe Inging na Nippon é outra, mas já conheço todo mundo e inclusive trabalhei com alguns mecânicos na F-3 nos anos passados”, comentou o piloto, que pela quarta temporada atuará no automobilismo japonês.
De acordo com Streit, a maior dificuldade será se adaptar às corridas longas, já que as provas da Fórmula Nippon têm disputas de 250 e 300 km. “Além disso, o final de semana é curto. São dois treinos de uma hora, a tomada de tempos e a corrida. Não vou ter muitos testes e precisarei me adaptar durante a temporada”, explicou.
“No início, minha expectativa é estar entre os 10 primeiros. Pode ser que seja melhor, mas por enquanto é o que esperamos. No final do ano, quero estar entre os cinco melhores”, acrescentou.
Streit disputará o campeonato com o conjunto Lola / Toyota e terá como companheiros o italiano Ronnie Quintarelli e o japonês Yuki Tachikawa. Outro brasileiro confirmado na temporada é o paulista João Paulo Oliveira.
Entre os principais nomes da categoria, Streit também destaca os pilotos Tsugio Matsuda (atual campeão), Benoit Treluyer (vice-campeão), Takashi Kogure (terceiro em 2007), Satoshi Motoyama (seis vezes campeão da F-Nippon), além do alemão Andre Lotterer e do francês Loic Duval.
A temporada da Fórmula Nippon tem previsão de início para os dias 5 e 6 de abril em Fuji. Em 2007, Streit foi o vice-campeão da F-3 Japonesa, com sete vitórias, dois segundos e três terceiros lugares.