O brasileiro João Paulo de Oliveira abandonou a prova de abertura da Fórmula Nippon, disputada neste domingo (06/4) no Japão. O paulista foi o mais rápido no warmup antes da corrida, largou em terceiro, mas teve o câmbio travado. “Essa não deu! Tivemos muitos problemas com o novo sistema de câmbio e infelizmente isso me privou de conquistar um bom resultado em Fuji”. A vitória ficou com o atual campeão Tsugio Matsuda (Lawson Impul). O carioca Roberto Streit terminou em um excelente terceiro lugar.
Depois de ter garantido o terceiro tempo para o grid de largada, a milésimos de segundo da primeira fila, João Paulo de Oliveira percebeu que teria boas chances na corrida ao estabelecer a melhor marca no treino de aquecimento antes da prova. No entanto, o seu motor apagou na partida e ele caiu para vigésimo e último. “Eu vinha fazendo uma corrida muito boa. Quando já estava em nono, depois de ter passado o (Ronnie) Quintarelli – que terminou em quinto – e com certeza tinha condições de chegar entre os quatro ou cinco primeiros, comecei a ter problemas de câmbio, que travou em quinta marcha e tive que entrar nos boxes”, contou.
A Kondo Racing mandou João Paulo de volta para a pista depois de uns cinco minutos, mas o paulista ficou sem trocas de marchas para cima, só conseguia fazer reduções. Depois disso, ele entrou de novo nos boxes e a equipe mexeu novamente, mas quando retornou, teve o mesmo problema e foi obrigado a abandonar. “Uma pena, pois tínhamos um carro rápido e poderíamos marcar bons pontos para o campeonato aqui. O meu companheiro abandonou pelo mesmo motivo, comprovando nosso problema”, lamentou.
Também tiveram o mesmo tipo de problema os dois carros da Tom’s e um da Le Mans, além do companheiro de equipe do brasileiro, ou seja, metade dos carros equipados com motores Toyota tiveram a mesma deficiência técnica. “Não foi o que esperávamos, mas fazer o que? Vamos pra próxima!”, desabafou João Paulo. A segunda etapa da Fórmula Nippon será nos dias 10 e 11 de maio, em Suzuka, no Japão.