O tráfego no segundo treino classificatório e um pequeno erro tirou o brasileiro Roberto Streit das primeiras filas do grid da 3ª etapa da Fórmula Nippon, que acontecerá neste domingo (dia 25), no circuito de Motegi (Jap). Depois de se classificar em quinto no primeiro classificatório, ele acabou finalizando a segunda tomada em 12º, com o tempo de 1min34s056.
O japonês Tsugio Matsuda, líder do campeonato, conquistou sua terceira pole e sai na frente. Ele registrou o tempo de 1min33s167 neste sábado (24), superando mais uma vez os demais 19 competidores. A prova de amanhã terá sua largada às 14h30 horário local (2h30 de Brasília), com a disputa de 52 voltas.
Depois de ter sido o mais veloz nos treinos de sexta (23), Streit começou o dia bem, com o terceiro tempo na última sessão livre. “No treino da manhã, correu tudo bem. O carro estava saindo um pouquinho de frente em algumas curvas, mas achei que ainda poderia melhorar o meu tempo”, explicou o carioca.
“Para a classificação, resolvemos não mudar nada. Na Q1, não consegui uma volta muito boa, mas mesmo assim fiquei em quinto. Para a segunda tomada, mudamos um pouco o acerto e o carro estava muito bom, mas não peguei nenhuma volta limpa. Na primeira, fui obrigado a tirar o pé, porque havia pilotos muito lentos a minha frente. Na segunda volta, peguei tráfego e, quando abri minha última volta, travei o freio na primeira curva”, contou Streit.
“Foi uma mistura de não estar no lugar certo da pista e um erro meu, que acabou com as minhas chances de brigar pelas primeiras posições. Colocando os meus melhores setores juntos, teria feito o terceiro tempo na Q2”, continuou o piloto, que está em sexto no campeonato.
Apesar do resultado, Streit mantém a confiança. “Temos que escolher bem a estratégia, pois acho possível vir para frente na corrida. O carro está bom e, com a estratégia certa, podemos recuperar posições”, finalizou o brasileiro, que estréia nesta temporada na Nippon.