O japonês Tsugio Matsuda confirmou seu favoritismo e marcou neste sábado (07/06) a pole position para a quarta etapa da Fórmula Nippon, um dos principais certames de monopostos do Oriente. O líder do campeonato alcançou a posição de honra do grid com o tempo de 1min15s831, logo à frente do também japonês Takashi Kogure. O brasileiro João Paulo de Oliveira teve problemas com seu carro e larga na 18ª colocação. “Erramos muito no acerto de classificação e pagamos o preço”, afirma. A corrida acontece neste domingo (08/06), no autódromo japonês de Okayama.
A Kondo Racing acredita que o desempenho abaixo do esperado do carro de João Paulo de Oliveira seja estrutural. “A equipe tem grande suspeita de algo errado no chassi. Depois da corrida o carro será todo desmontado para ver se detectam o problema”, garante. O paulista encontra dificuldades com seu bólido desde sexta-feira, enquanto seu companheiro de equipe, o japonês Naoki Yokomizo, larga na sétima colocação. “As reações do meu carro não são iguais as do Yokomizo com o mesmo acerto. Temos que encontrar a solução”, fala João Paulo, que havia largado a frente de seu companheiro em todas as corridas anteriores.
Para a prova deste domingo João Paulo tem uma única estratégia. “Agora na corrida eu tenho que arriscar. Largando de onde estou só me resta arriscar”, finaliza JP, como ele é conhecido no Japão. Outro brasileiro, Robert Streit larga da 13ª posição.