Terceiro colocado do campeonato de novatos da Fórmula Nippon, o piloto Roberto Streit, da equipe Stonemarket Blaak Cerumo/Inging, não teve um bom sábado (12) em Suzuka, no Japão. O brasileiro enfrentou problemas com o seu equipamento e não conseguiu o desempenho desejado no treino classificatório para a quinta etapa da temporada.
Logo pela manhã, durante o terceiro treino livre, o pneu traseiro esquerdo de Streit rasgou sem maiores explicações. Para a sessão classificatória, realizada à tarde, a equipe do brasileiro alterou a pressão para resolver o problema. No entanto, o seu carro perdeu aderência e, conseqüentemente, rendimento.
“Dois dos três carros da minha equipe tiveram esse problema. Segundo a Bridgestone, isso aconteceu porque a nossa calibragem é muito baixa, mas colocando mais pressão nos pneus não temos uma boa aderência. Para a classificação, aumentamos a pressão, mas não conseguimos a mesma performance. Além disso, notamos que o meu carro, desde a batida em Motegi, tem tido um comportamento um pouco estranho e desde então não conseguimos um bom equilíbrio nas curvas. Teremos que esperar e voltar para a oficina para ver o que pode ser feito”, declarou Streit, que larga em 17º.
A quinta etapa acontece a partir da 01h00* deste domingo (13). Um pouco mais tarde, às 04h00*, os pilotos disputam a sexta corrida do ano. O grid será definido pela ordem de chegada na primeira prova. Os oito primeiros largam invertidos, como na GP2.
* Horário de Brasília.