Oliveira conquista dois pódios no Japão

O brasileiro João Paulo de Oliveira vem conseguindo resultados cada vez mais animadores na principal categoria de monopostos do Japão. No último domingo (10/8) ele subiu duas vezes no pódio do Autódromo de Twin Ring Motegi, ao terminar na terceira posição nas provas que compuseram a sexta etapa do Campeonato Japonês de Fórmula Nippon. “O fim de semana foi bastante positivo, pois alcancei meu objetivo que era fazer pontos nas duas corridas e além disso conquistei dois pódios, que são muito importantes para nossa equipe”, comemorou.Com estes resultados, ele subiu pra a sétima posição do certame.

Na primeira corrida do dia, com 34 voltas e uma hora de duração, João Paulo largou em sexto e terminou na terceira posição. “Fiz boa largada e passei dois carros. Depois disso ainda ultrapassei o (Toshihiro) Kaneishi. O carro estava bastante traseiro e com isso não consegui ir mais adiante. Depois que eu passei o Kaneishi eu estava perto do Loic (Duval), mas como o carro saia de traseira eu não pude acompanhar o ritmo dele até o fim”, explicou.

No complemento da programação, participando de uma prova mais curta, com apenas 23 voltas e 37 minutos de duração, o grid foi invertido entre os oito primeiros e por isso JP – como é conhecido no Japão – largou em sexto. Nada que impedisse ao brasileiro ter outro desempenho espetacular e receber a bandeirada final novamente no terceiro posto. “Na largada novamente pulei pra quarto. Depois disso fiquei acompanhando a briga entre o (Tsugio) Matsuda e o Kaneishi, que estava lento e segurando todos. Logo que o Matsuda ultrapassou ele eu aproveitei para ultrapassá-lo em seguida. Dai em diante fui acompanhando o Matsuda, que vinha encurtando a diferença do líder (Seji) Ara, porém não tivemos tempo de chegar nele”, relatou.

Com nove pontos ganhos nas duas provas (seis na primeira e três na segunda), o brasileiro chegou aos 17 pontos no campeonato e entrou no grupo dos valorizados Top 10. “Fiquei contente também com a vitória do Ara, que é meu companheiro de dupla na Super GT, e conquistou a primeira vitoria dele na Fórmula Nippon”, parabenizou o brasileiro.

A sétima e penúltima etapa do Campeonato Japonês de Fórmula Nippon será realizada em Fuji, dia 31 de agosto. “Na próxima em Fuji espero poder continuar nesse excelente ritmo, pontuando em todas corridas” planeja.

O pilotos que pontuaram na primeira corrida em Motegi foram:

1º) Loic Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, 34 voltas em 59min23s652;

2º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 59min29s798;

3º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 59min31s492;

4º) Yuji Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, 59min32s756;

5º) Takashi Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, 59min33s046;

6º) Toshihiro Kaneishi (JAP), SG 5ZIGEN, 59min47s495;

7º) Seiji Ara (JAP), PETRONAS TOM’S, 59min49s673;

8º) Takeshi Tsuchiya (JAP), DOCOMO DANDELION, 59min49s908.

O pilotos que pontuaram na segunda corrida de domingo foram:

1º) Seiji Ara (JAP), PETRONAS TOM’S, 23 voltas em 37min33s979;

2º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 37min35s250;

3º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 37min42s996;

4º) Yuji Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, 37min44s663;

5º) Satoshi Motoyama (JAP), TEAM LEMANS, 37min51s142.