Neste domingo (31/08) mais um brasileiro entrou para a galeria dos vencedores no automobilismo internacional na temporada de 2008. Após conseguir dois pódios consecutivos na Fórmula Nippon, o brasileiro João Paulo de Oliveira venceu de ponta a ponta a sétima etapa da competição. “Hoje a corrida foi perfeita. Além de ser a minha primeira vitória na categoria, foi também o primeiro triunfo da historia da minha equipe. Estou realmente muito contente”, afirma o vencedor, que compete pela Kondo Racing no principal certame de monopostos do Japão.
Contrariando a previsão do tempo, a corrida foi inteiramente disputada sem chuvas e com a pista seca. Partindo da pole position, João Paulo se manteve na liderança durante toda a prova. “Fiz uma boa largada e mantive a liderança. Depois disso imprimi um ritmo forte e consegui me distanciar um pouco dos adversários que brigavam pelo segundo lugar”, conta. O brasileiro abriu então uma distância confortável para os demais pilotos, tendo um pouco de trabalho apenas no final da prova. “Eu cheguei a ter quatro segundos de frente, mas no final o carro começou a sair de traseira e nas últimas voltas eu perdi minha vantagem”, explica.
Apesar de receber pressão do francês Loic Duval nas voltas finais, João Paulo usou sua experiência para subir pela primeira vez no ano no lugar mais alto do pódio. “Mantive a cabeça fria, me concentrei bastante e consegui cruzar a linha de chegada na frente”, lembra. Duval foi o segundo colocado, enquanto o japonês Takashi Kogure completou o pódio.
A segunda corrida da rodada dupla do dia, no entanto, foi realizada debaixo de um verdadeiro temporal e com a presença do Safety Car desde a largada, não permitindo ultrapassagens. Depois de apenas cinco voltas, antes da metade do previsto, a prova foi declarada encerrada. O grid foi formado de acordo com o resultado da primeira prova, com posições invertidas para os oito primeiros colocados. Por isso, João Paulo terminou em oitavo, mesma posição de largada. Com isso os pilotos conquistaram apenas metade dos pontos em disputa.
Fuji recebeu a penúltima etapa da temporada e a última em formato de rodadas duplas. A última corrida do ano acontece em Sugo, no dia 21 de setembro.
Este foi o resultado da primeira corrida em Fuji:
1º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 30 voltas em 44min53s719;
2º) Loic Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, 44min54s174;
3º) Takashi Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, 44min58s260;
4º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 45min02s483;
5º) André Lotterer (ALE), PETRONAS TOM’S, 45min04s385;
6º) Ronnie Quintarelli (ITA), CERUMO/INGING, 45min07s763;
7º) Benoit Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, 45min09s280;
8º) Kosuke Matsuura (JAP), DOCOMO DANDELION, 45min16s808.
Este foi o resultado da segunda corrida em Fuji:
1º) Kosuke Matsuura (JAP), DOCOMO DANDELION, 5 voltas em 17min01s901;
2º) Benoit Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, 17min03s862;
3º) Ronnie Quintarelli (ITA), CERUMO/INGING, 17min04s769;
4º) André Lotterer (ALE), PETRONAS TOM’S, 17min06s489;
5º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 17min07s586.