Terminou o penúltimo final de semana de competição da temporada 2008 da Fórmula Nippon. Neste domingo (31), os pilotos disputaram as nona e décima etapas em Fuji, no Japão. Entre os competidores, o brasileiro Roberto Streit, da equipe Stonemarket Blaak Cerumo/Inging, apresentou um bom rendimento, mas foi atrapalhado por fatores externos e não conseguiu conquistar pontos.
Na primeira corrida da programação, Streit teve um início fantástico. O piloto, que havia largado em 16º, já brigava pela oitava posição antes da metade da prova. No entanto, um problema no carro do japonês Kosuke Matsuura, da DoCoMo, afetou o brasileiro diretamente e acabou com as suas chances na disputa.
“Pela manhã, no warm-up, fiz o melhor tempo com pista úmida. Na primeira corrida, a pista secou completamente. Mesmo assim, consegui um ótimo início de prova e quando já estava disputando a oitava colocação, o Matsuura teve um problema com o câmbio e perdeu velocidade drasticamente na reta. Acabei tocando a minha asa na roda traseira dele e tive que parar nos boxes. Foi realmente um pecado”, disse Streit, que fechou em 19º.
Na segunda prova, Streit largou na parte de trás do grid e o objetivo era realizar uma corrida de recuperação. Entretanto, uma forte chuva que atingiu a região do autódromo o prejudicou.
“Caiu um temporal dez minutos antes do começo da segunda corrida e a largada foi dada com safety car. Quando completamos quatro voltas, deram bandeira vermelha”, completou o brasileiro, que terminou em 18º.
O japonês Tsugio Matsuda, da Lawson, abriu 26.5 pontos de vantagem sobre o francês Loic Duval, da Piaa Nakajima, e conquistou antecipadamente o título da temporada 2008 da Fórmula Nippon.
As duas últimas etapas do campeonato acontecem nos próximos dias 20 e 21 de setembro, em Sugo, no Japão.