A temporada 2008 da Fórmula Nippon foi marcante para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Em seu segundo ano na principal categoria de monopostos do Japão, o piloto esteve entre os primeiros colocados em praticamente todas as pistas, culminado com alguns pódios e sua primeira vitória na competição, na sétima etapa, no autódromo de Fuji. “Esta foi indiscutivelmente uma temporada de grandes resultados para mim e para a equipe”, conta o piloto, que terminou o campeonato em sexto lugar.
Após conquistar em 2007 o Japan Professional Sports Top Rookie Award – prêmio dado ao melhor estreante do ano nos esportes profissionais do Japão –, a meta de João Paulo para este ano era vencer pela primeira vez na categoria. “Meu objetivo desde o começo do ano era conquistar a primeira vitória da minha equipe na Fórmula Nippon. E ela veio em grande estilo, em um fim de semana onde dominamos tanto a classificação, quanto a corrida”, relembra o titular da Kondo Racing. A escuderia levou quase 10 anos para conquistar sua primeira vitória.
Além de sua maior experiência dentro da categoria, o brasileiro acredita que os bons resultados vieram porque seu time mostrou bastante evolução em relação à temporada passada. “O crescimento de nossa equipe foi mais notável na segunda metade da temporada, quando tivemos além da vitória em Fuji, dois pódios em Motegi”, conta.
Mesmo enfrentando alguns contratempos e não transformando totalmente seu bom desempenho em resultados, João Paulo ficou contente com sua classificação final no campeonato. “Sinto que realizei um bom trabalho este ano, e estou satisfeito em terminar a temporada entre os seis primeiros do campeonato”, afirma JP, como ele é conhecido no Oriente.
Quanto a seu futuro na Nippon, João Paulo ainda não tem nada definido. Apesar de já ter recebido algumas sondagens, ele prefere esperar e analisar qual será a melhor opção para 2009. “Meu objetivo é vencer o campeonato, então preciso esperar para ver quem pode me oferecer as melhores condições para isso”, completa João Paulo.
Esta foi a classificação final da Fórmula Nippon em 2008:
1º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 93,5 pontos;
2º) Loic Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, 62;
3º) André Lotterer (ALE), PETRONAS TOM’S, 49;
4º) Kohei Hirate (JAP), TP CHECKER IMPUL, 42;
5º) Takashi Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, 41;
6º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 33;
7º) Yuji Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, 31;
8º) Benoit Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, 27;
9º) Ronnie Quintarelli (ITA), CERUMO / INGING, 21,5;
10º) Takuya Izawa (JAP), ARTA, 19;
11º) Satoshi Motoyama (JAP), TEAM LEMANS, 14;
12º) Naoki Yokomizo (JAP), KONDO RACING, 12;
13º) Robert Streit (BRA), STONEMARKET, 11;
14º) Seiji Ara (JAP), PETRONAS TOM’S, 9;
14º) Toshihiro Kaneishi (JAP), SG 5ZIGEN, 9;
14º) Hiroaki Ishiura (JAP), TEAM LEMANS, 9;
17º) Takeshi Tsuchiya (JAP), DOCOMO DANDELION, 4;
18º) Kosuke Matsuura (JAP), DOCOMO DANDELION, 3,5;
19º) Yuji Ide (JAP), ARTA, 2.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.