Patrick Rocha está pronto para abertura

O brasileiro Patrick Rocha começou o Campeonato Europeu de Fórmula Renault como tinha planejado: com prudência. Sexto colocado ao final dos treinos livres, o piloto do Rio de Janeiro se disse plenamente satisfeito com o desempenho do seu carro. E acha que só depende de um pouco de sorte para se classificar entre os quatro mais rápidos nas provas de classificação da primeira e da segunda etapas, que serão disputadas na tarde deste sábado e na manhã do domingo no circuito de Zolder, na Bélgica.

“O carro está ótimo e por isso eu não quis arriscar nada”, comentou Patrick após a terceira sessão de treino, na manhã desta sexta-feira. “Estou andando com prudência desde a quinta-feira e aos poucos chegamos a um acerto muito perto do ideal. Hoje, a pista estava molhada na primeira sessão e, mesmo melhorando na segunda, ainda estava longe do ideal. Por isso, tentei me manter longe de todo mundo para não ser envolvido em nenhum acidente, e mesmo assim ainda encontrei trânsito pesado. Várias vezes, eu deixava o carro da frente abrir distância e ainda assim era obrigado a diminuir a velocidade no fim da volta, o que mostra que o carro está rápido”, disse o piloto do Rio de Janeiro, que fará sua estréia na poderosa equipe italiana Prema Powerteam.

“Ele está correspondendo à nossa expectativa, que é ter nossos pilotos disputando os primeiros lugares em todas corridas”, elogiou o dono da escuderia, Ângelo Rosei. Além de Patrick, há mais três pilotos brasileiros inscritos na primeira rodada dupla do Europeu, os paulistas Alan Hellmeister, Daniel Serra e Carlos Iaconelli. “Todos são bons, mas isso é só o começo. Vão ter de trabalhar muito, como todo mundo. Tem nada menos de 38 pilotos inscritos, e um detalhe que não esteja como deve pode prejudicar todo o fim de semana”, adverte o piloto carioca.

Os principais tempos desta sexta-feira foram os seguintes:

1º) Kamui Kobaiashi, Japão, equipe Prema, 1min30s320, média de 158,5 km/hora

2º) Jérome D´Ambrosio, França, eq. Euronova, 1mn30s460

3º) Carlo Van Damm, Holanda, eq. SG Formula, 1min30s561

4º) Alan Hellmeister, Brasil, eq. AR Motorsport, 1min30s855

5º) Romain Grosjean, França, eq. SG Formula, 1min30s942

6º) Patrick Rocha, Brasil, eq. Prema, 1min31s102

18º) Daniel Serra, Brasil, eq. Cram, 1min31s961

30º) Carlos Iaconelli, 1min33s172