Pipo Derani fez uma boa estréia no automobilismo internacional. O jovem brasileiro marcou pontos já na primeira rodada dupla do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, realizada no circuito de Zandvoort, na Holanda. Defendendo a equipe Motopark, Derani registrou o quinto melhor tempo para o grid de largada da primeira corrida, disputada no sábado. O piloto, no entanto, abandonou na terceira volta após um acidente ocasionado pela freada anormalmente antecipada de um concorrente, que o brasileiro já se preparava para ultrapassar.
Com o abandono, Derani largou da 20ª posição na segunda corrida, disputada nesta segunda-feira (13) – o grid da prova complementar obedece ao resultado da primeira corrida do fim de semana. Dispondo de um carro rápido, o brasileiro fez várias ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em nono, ganhando onze posições na corrida. Entretanto, o piloto da equipe Motopark foi penalizado e teve seu tempo de prova aumentado em 30 segundos por ultrapassar sob bandeira amarela. Com isso, do nono lugar, Pipo caiu para a 14ª posição. Mesmo assim, marcou sete pontos no campeonato.
Para o piloto, avaliando o trabalho da equipe e seu próprio desempenho, a estréia teve balanço positivo: “Foi uma pena essa punição, porque a bandeira amarela começou a ser agitada bem no momento em que eu estava iniciando a ultrapassagem. Então, não pude sequer ver a bandeira naquele momento, por que estava justamente concentrado na manobra de ultrapassagem”, explicou o piloto. “Mas o que importa é que eu tive um carro rápido durante todo o final de semana e acredito que correspondi no mesmo nível ao trabalho da equipe. Claro, sabemos que ainda há bastante o que podemos melhorar no acerto para a próxima etapa, então acho que estamos em um bom caminho neste início de temporada”, disse o brasileiro.
O vencedor da prova desta segunda-feira foi o português Antônio Felix da Costa. A próxima etapa do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault será realizada no circuito de Hockenheim, na Alemanha, nos dias 25 e 26 de abril.