Testando diferentes acertos, Pipo treina 300 km em Lausitz

Uma das principais equipes européias da Fórmula Renault, a Motopark Academy realizou testes nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) no circuito de Lausitz, na Alemanha. O objetivo da equipe que tem o brasileiro Pipo Derani disputando o certame norte-europeu da categoria, foi colocar o jovem piloto em contato com variados tipo de acerto e encontrar um setup com o qual Derani pudesse aproveitar melhor seu estilo de pilotagem.

“Foram dois dias muito produtivos. Ontem choveu um pouco durante o dia, e cheguei a andar de pneus de chuva e também com os slick. É importante porque tenho pouca quilometragem na chuva e consegui um bom tempo nessas condições”, explicou Pipo. “A equipe testou os freios, além de mudarmos um pouco o acerto do carro de acordo com o que eu sentia na pista”, detalhou.

Nesta quinta-feira (9), Derani e a Motopark Academy fizeram cerca de 300 quilômetros em testes, distância equivalente a um grande prêmio de Fórmula 1. “Hoje testamos vários acertos diferentes e à tarde nos concentramos na aerodinâmica, mexendo nas asas dianteiras e no aerofólio traseiros para uma melhor compreensão do comportamento do carro com diferentes acertos”, afirmou Pipo, que faz em 2009 o seu primeiro ano no automobilismo.

“Foi muito bom, porque enfrentamos diferentes condições de asfalto e de acerto. E nos finais de semana de corrida nós não temos tempo para buscarmos este tipo de aprendizado”, diz. “Agora consegui acertar o carro para o meu estilo de pilotagem e acumulei uma boa quilometragem. Ganhei até uma bolha na mão, de tanto guiar”, brincou Pipo, que volta à pista nos dias 8 e 9 de agosto, quando disputa a quinta rodada dupla do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, no circuito de Assen, na Holanda.