Pipo Derani fecha a temporada com saldo positivo

O circuito belga de Spa-Francorchamps encerrou, neste domingo (4), o calendário de oito rodadas duplas do Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault de 2009. E para o brasileiro mais jovem competindo no exterior – Pipo Derani, de 15 anos -, o ano teve um saldo bastante positivo, já que o piloto subiu duas vezes ao pódio (ambas em segundo lugar) e participou também de três rodadas duplas do Campeonato Europeu da categoria, onde também surpreendeu. Derani disputou em 2009 a sua primeira temporada no automobilismo.

“Foi minha primeira temporada com monopostos e tive um grande aprendizado”, garantiu Pipo. “Tive momentos que foram muito bons, como os pódios em Alastaro (Finlândia) e em Assen (Holanda), por exemplo. Gostei também da minha estréia pelo Europeu em Spa, que larguei em sétimo, entre 36 pilotos, e era só a minha terceira corrida com o carro, e foi um resultado muito legal, embora um acidente tenha me tirado da prova”, garantiu o piloto da equipe Motopark Academy.

Mostrando habilidade durante todo o ano, o brasileiro terminou na sétima posição do campeonato, sendo o quarto melhor piloto da segunda metade do ano, com 113 pontos em oito corridas. “Em algumas provas no começo do ano fui envolvido em acidentes de corrida, que me atrapalharam um pouco. Mas tenho certeza que, se fosse apenas pela equipe e por mim, poderíamos ter chegado entre os cinco primeiros do torneio já no ano de estréia”, comentou o jovem competidor.

Na última prova do ano, entretanto, Pipo enfrentou uma dificuldade que ainda não tinha experimentado: a chuva. “Tive apenas dois dias de treinos com o carro em pista molhada, e isso acabou me prejudicando um pouco nessa etapa. Usei a corrida para ter rodagem na chuva, me preocupando em entender como o fórmula se comporta e procurando apenas em chegar ao final”, disse o piloto, que cruzou a linha de chegada na nona posição.

Para o ano que vem, Pipo garante estar negociando para disputar o Campeonato Europeu da categoria. “Ainda não tenho nada assinado, mas o ano de 2010 está parecendo bastante promissor”, encerrou.