No primeiro dia de testes coletivos que a Fórmula Renault Européia realizou em Magny Cours, na França, os brasileiros ficaram entre os dez mais rápidos dos 22 pilotos que foram a pista. Patrick Rocha, com um carro da equipe JD Motorsport ficou com a oitava melhor marca do dia (1:39.817), com Marcello Thomaz vindo logo a seguir, na nona colocação (1:39.974).
O mais rápido no circuito francês foi o norte-americano Scott Speed, que, fazendo parte do programa de desenvolvimento da Red Bull para pilotos dos Estados Unidos, usou a experiência adquirida na temporada passada do Campeonato Inglês de Fórmula 3 para marcar o tempo de 1:38.545.
A bordo do carro número 1 da equipe Cram Competition, Marcello Thomaz dividiu seu dia entre se familiarizar com os 4.411 metros do traçado de Magny Cours e também com as novas reações do carro da Fórmula Renault, que a partir desta temporada recebe um novo kit aerodinâmico, além de um pequeno aumento na potência do motor. O frio intenso também marcou este primeiro dia de treinos, com a temperatura miníma durante o dia ter chegado a 1ºC negativo e a máxima não ter ultrapassado os 5ºC positivos. “É incrível, o pneu não esquenta, está demorando cerca de oito voltas para chegar a temperatura ideal. “, disse Thomaz. “Mas considero este meu primeiro dia de trabalho aqui na Europa positivo. Na parte da manhã, onde ainda aprendia o circuito, fiquei com o quinto melhor tempo. Na parte da tarde, o carro passou a apresentar a tendência de sair de frente e a série de bandeiras vermelhas no final do treino impediu que verificassêmos se as alterações feitas corrigiram este problema.”, concluiu o brasileiro.
O engenheiro brasileiro Mauricio Ferreira, dono da equipe Full Time Sports na versão brasileira da Fórmula Renault, está em Magny Cours acompanhando os pilotos brasileiros e também observando o novo formato técnico da categoria, que deve chegar ao Brasil na 3ª etapa do certame nacional. “Apesar do chassi ser o mesmo, o carro da Fórmula Renault recebeu uma atenção maior na parte aerodinâmica. Essas alterações foram bem-vindas, pois ficou claro que o carro gera mais “down-force”, e com isso fica mais estável e também mais rápido em curva. Mas apesar disso, acho que o principal adversário dos brasileiros aqui na França foi o forte frio que castigou a região”, disse Ferreira.
Nesta quarta-feira (25/02), os pilotos realizarão mais um dia de testes.
Os mais rápidos nesta terça-feira em Magny Cours foram:
1º Scott Speed (EUA), 1:38.545;
2º Marc Walz (ALE), 1:39.037;
3º Simon Pajenaux (FRA), 1:39.222;
4º Reynard Kofler (AUT), 1:39.373;
5º Paul Meijer (HOL), 1:39.416;
6º Colin Flemming (EUA), 1:39.729;
7º Pastor Maldonado (VEN), 1:39.731;
8º Patrick Rocha (BRA), 1:39.817;
9º Marcello Thomaz (BRA), 1:39.974;
10º Dominique Claessaen (EUA), 1:40.000.