Brasília pode ser palco da prova mais equilibrada

Categoria-escola tradicionalmente equilibrada, em virtude da utilização do mesmo pacote técnico por todos os competidores, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro da Fórmula Renault, que será realizada a partir das 14h15 deste domingo (29/6), tem uma boa razão para ser a mais competitiva de todas do calendário. A corrida será realizada no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, que historicamente proporciona grids com tempos bem justos, e provas com muitas ultrapassagens.

Na etapa anterior, realizada no pequeno e travado circuito de Curitiba, 22 pilotos chegaram a ficar separados por apenas um segundo em um dos treinos. Em Brasília, com retas separadas por curvas rápidas e conseqüentemente altas médias horárias, e que proporcionam um bom funcionamento da parte aerodinâmica dos monopostos e facilidade em se aproveitar o vácuo do carro que vai à frente, a possibilidade de todo o grid ficar ainda mais junto é grande. “Esta corrida terá tudo para ser mais competitiva e equilibrada do que as duas anteriores, com tempos muito próximos”, acredita o estreante Alberto Valério (Lopes Consultoria de Imóveis/Jovem Pan/Xtreme/Dragão). “A pista de Brasília tem o melhor traçado do Brasil. Só falta mais estrutura nos boxes e paddock, pois são muito antigos”, observa o piloto.

Mesmo estando em sua temporada de estréia, Alberto Valério prevê que terá um bom desempenho em Brasília. “Eu treinei com um Fórmula Chevrolet lá, e consegui me adaptar muito bem. Adorei o circuito. O melhor é que o meu preparador já morou lá, e deve fazer um carro muito bom para mim”, referiu-se a Luis Trinci, mais conhecido no automobilismo como “Dragão”. O que anima ainda mais o jovem de 17 anos é a mudança do regulamento técnico a partir desta etapa, que alterou o peso mínimo do conjunto carro/piloto para 565 quilos. “Este aumento de cinco quilos vai me ajudar. Como sou alto, tenho 1m84 e peso 71 quilos, não tenho como emagrecer mais. Por isso eu estava passando oito quilos do peso mínimo. Agora, aliado ao regime que o Dragão fez no meu carro, estou no limite do peso, e devo ganhar mais um tempo aí”, anima-se o piloto da Lopes Consultoria de Imóveis/ Jovem Pan/Xtreme/Dragão.