Sondermann soma mais pontos que o vencedor da etapa

O excelente fim de semana para o automobilismo brasileiro, que culminou com a chegada de Rubens Barrichello, Felipe Massa e Cristiano da Matta na zona de pontos no GP de Mônaco de Fórmula 1, foi aberto sábado em Mont Tremblant (Canadá), durante a segunda etapa da Fórmula Renault norte-americana. Os paulistas Gustavo Sondermann e Renato Jader David, respectivamente 2º e 3º, subiram ao pódio de uma prova que apresentou um dado curioso: o vencedor Mark Wilkins (EUA) somou 32 pontos, enquanto Sondermann conquistou 33 e assumiu a vice-liderança da classificação geral.

Sondermann superou o rival, novo líder do campeonato, graças ao sistema de pontuação adotado pela categoria. Como registrou a melhor volta da corrida, Sondermann ganhou uma bonificação de cinco pontos, a mesma, aliás, destinada ao pole position. Mas o terceiro brasileiro na categoria, Marcos Gomes, abandonaria depois de se envolver em acidente com se companheiro de primeira fila, o argentino Juan Martin Ponte. “Aí está um segundo lugar que valeu por uma vitória”, brincou Sondermann, que havia saído na quarta colocação.

Oriundo da Fórmula Renault brasileira, onde correu nas duas últimas temporadas, Sondermann foi o grande vencedor do circuito canadense, que recebeu a Fórmula 1 em 1968 e 1970. Antes da prova, ele era apenas o 8º colocado do campeonato. A próxima etapa será disputada dia 20 de junho, em Watkins Glen, onde Emerson Fittipaldi ganhou sua primeira corrida na F1 em 1970. Como a diferença que o separa de Wilkins é de 15 pontos, Sondermann tem boas chances de passar o norte-americano.

O resultado da prova em Mont Tremblant:

1 – Marl Wilkins (Canadá/AIM Motorsport)

2 – Gustavo Sondermann (Brasil/Gelles Racing)

3 – Renato Jader David (Brasil/Condor Motorsport)

4 – Ricardo Imery (Venezuela/EuroInternational)

5 – Antoine Bessette (Canadá/Autotecnica)

A nova classificação: 1, Willkins, 62 pontos; 2, Sondermann, 47; 3, Jader, 45; 4, Imery, 44; 5, Bessette, 38.