O limiar entre o sonho e o pesadelo. É assim que o estreante Alberto Valério (Lopes Consultoria de Imóveis/Jovem Pan/Xtreme/Dragão) prevê a sua primeira participação em rodada dupla no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, com a disputa das quarta e quinta etapas neste final de semana (19 e 20/7) no Rio de Janeiro. “Se tiver sorte de tudo estar bem, vai ser felicidade em dobro. Senão, vira um grande pesadelo”, define o piloto de 17 anos, que está em sua primeira temporada no automobilismo.
A preocupação de Alberto Valério é a falta de treinos antecipados, para uma rodada em que estão em jogo muitos pontos para o campeonato, o que acaba aumentando o peso do fator sorte. “Com poucos treinos na sexta-feira para quem está estreando, a classificação para a corrida acaba virando uma grande loteria. Você tem que ter bola de cristal para aprender os macetes da pista e acertar bem o equilíbrio do carro em apenas duas horas”, preocupa-se o piloto da Lopes Consultoria de Imóveis/Jovem Pan/Xtreme/Dragão. O estreante ainda invoca a história para mostrar a sua preocupação. “Você pode ver. Em rodada dupla, quando um piloto começa bem no treino classificatório, vai bem até o final das corridas, se não sofrer nenhuma quebra o acidente. Mas se começa mal, é difícil se recuperar bem. E isto eu vejo em qualquer categoria”, observou.
Mesmo estando em sua temporada de estréia, Alberto Valério acredita que poderá ter um bom desempenho no Rio de Janeiro. “Apesar de tudo, estou confiante, pois estes problemas não são só meus. Depois da corrida de Brasília, descobrimos um amortecedor com problema, e acho que terei um carro bom como em Curitiba”, prevê o jovem, que confia na experiência do preparador Luis Alberto trinci, o “Dragão”. “Eu só torço para que tenha um bom público, pois as arquibancadas cheias motivam os pilotos, e deixam a festa da Renault mais bonita”, invoca o piloto da Lopes Consultoria de Imóveis/Jovem Pan/Xtreme/Dragão.
A programação da primeira rodada dupla do ano da Fórmula Renault começa na sexta-feira (18/7) no Autódromo de Jacarepaguá. Além das duas sessões de treinos oficiais, está previsto o treino classificatório que definirá a ordem de largada da quarta etapa da temporada, marcada para o sábado. Confira a programação do final de semana:
Sexta-feira (18/07):
8h30 às 9h30 – 1º Treino Oficial
11h30 às 12h30 – 2º Treino Oficial
14h30 às 15h10 – Classificação – 4ª etapa
Sábado (19/07):
9h às 9h40 – Classificação – 5ª etapa
12h10 às 13h10 – 3º Treino Oficial
15h35 – Largada – 4ª etapa (20 voltas)
Domingo (20/07):
9h20 às 9h50 – Warm Up – 5ª etapa
12h40 – Largada – 5ª etapa (20 voltas)