A Fórmula São Paulo segue sem repetir vencedores na temporada de 2007. Na terceira prova do campeonato, disputada neste domingo no Autódromo de Interlagos, a vitória ficou com o paulista Caio Lara (Alpie Competições), que com esse resultado entrou para o grupo que já tinha o mineiro Victor Corrêa (Alpie Competições) e o catarinense Allisson Silva (Dragão Motorsport), ganhadores da primeira e da segunda corridas do ano, respectivamente.
Estreante no automobilismo, Lara foi a grande surpresa dessa rodada desde os treinos livres, e disputou a pole position na sessão classificatória de sábado até o último minuto com Victor Corrêa, que acabou largando em primeiro. Na corrida, depois de cair para a terceira posição no momento da luz verde, ele fez uma prova consistente e assumiu em definitivo a liderança quando restavam duas voltas para a bandeirada final.
“Meu carro esteve ótimo na classificação, e continuou muito bom na corrida. Com isso consegui ser constante e isso foi o que me permitiu vencer. Nas primeiras voltas perdi uma posição e fiquei um pouco distante do líder, mas consegui me recuperar e conquistar esse resultado”, lembrou Caio Lara.
Com esse resultado, ele assumiu a liderança do campeonato com 41 pontos e tornou-se o primeiro paulista a vencer uma corrida da Fórmula São Paulo neste ano – com o declínio da Fórmula Renault, a categoria passou a atrair um maior número de jovens vindos especialmente do kart e reuniu representantes de seis estados diferentes nas três primeiras provas do ano.
A corrida deste domingo começou tranqüila para o pole position Victor Corrêa, mas não terminou como o mineiro gostaria. Depois de perder a primeira posição na largada para Allisson Silva, Victor conseguiu recuperar a ponta ainda na primeira volta, e abriu boa distância para o segundo pelotão. Com a disputa entre Allisson e Lara pelo segundo lugar, o mineiro seguiu tranqüilo na ponta, mas no último terço de prova passou a ter sua liderança ameaçada.
“Não consegui manter um ritmo constante a prova toda, e por isso acabei sendo ultrapassado nas duas últimas voltas. Meu carro saía de frente nas curvas de baixa e de traseira nos trechos de alta. Realmente não tive como segurar, mas não considero o resultado frustrante. Corrida tem dessas coisas e consegui, ao menos, me manter bem colocado no campeonato”, explicou Victor Corrêa.
O segundo lugar obtido neste domingo manteve Allisson Silva na vice-liderança do campeonato, agora com 39 pontos. “Tínhamos um bom acerto para pneus muito usados, mas não tínhamos feito os treinos livres com um jogo em condições semelhantes à da corrida. Por causa disso nosso acerto não foi o ideal e meu carro saía muito de frente. Eu começava a acelerar muito tarde na junção, e com isso perdia toda a reta dos boxes”, explicou o catarinense, que corre pela Dragão Motorsport.
O terceiro colocado ainda é Victor Corrêa, que soma 35. O amazonense Márcio Pasaneli, que chegou a esta etapa em primeiro lugar na tabela, abandonou a prova na terceira volta depois de tocar no carro carioca Thiago Calvet, que havia rodado no “S do Senna”. Com esse resultado, ele se manteve com 27 pontos e caiu para a quarta posição no campeonato.
Estreante vai ao pódio – A terceira etapa da Fórmula São Paulo marcou a estréia de mais um piloto na categoria. O carioca Henrique Lambert (Iaconelli Racing) fez sua primeira prova no automobilismo neste domingo e subiu ao pódio na quinta posição. “Essa foi minha primeira largada e senti bastante diferença em relação ao kart, onde largamos em movimento. Perdi algumas posições no início, mas ao longo da corrida consegui me recuperar e chegar ao pódio. Meu carro estava muito bom e é sempre bom estrear com um resultado positivo”, declarou Lambert.
O resultado completo da terceira etapa da Fórmula São Paulo é o seguinte:
1) Caio Lara (SP), Alpie Competições, 18 voltas
2) Alisson Silva (SC), Dragão Motorsport, a 2s701
3) Victor Corrêa (MG), Alpie Competições, a 4s198
4) Felipe Leonardos (SP), Massoni Racing, a 17s422
5) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli Racing, a 22s585
6) Werner Neugebauer (RS), PropCar Racing, a 23s971
7) Nilton Molina (SP), PropCar Racing, a 41s466
8) Amorin Jr. (SP), EMB Racing, a 45s032
9) Thiago Armentano (SP), GTM2 Racing, a 50s419
10) Thiago Calvet (RJ), Iaconelli Racing, a 1min30s953
11) Leandro Florenzo (SP), PropCar Racing, a 7 voltas
12) Paulo Meyer (SP), Interkart, a 14 voltas
13) Gabriel Tojal (SP), GTM2 Racing, a 15 voltas
14) Marcio Pasaneli (AM), Alpie Competições, a 15 voltas
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.