Mendes muda tática

O piloto Paulo Mendes embarca nesta quarta-feira (15/10) para São Paulo, aonde no próximo final de semana irá novamente representar o Estado de Goiás em uma etapa do Campeonato de Fórmula São Paulo. Desta vez será na nona etapa da competição, prova que será disputada no domingo (19/10), a partir das 12 horas, no Autódromo de Interlagos; e Mendes pretende estrear uma nova estratégia para ficar, de novo, entre os primeiros colocados.

Na realidade, a nova estratégia será uma mudança de atitude, alterando a forma de encarar os treinos oficiais e a própria corrida. Até aqui, Paulo, que está cumprindo sua primeira temporada com automóveis – antes correu apenas de kart -, vinha adotando uma tática de poupar equipamento, sobretudo durante os treinos, para evitar quebras. Da nona etapa em diante, porém, o piloto decidiu que fará exatamente o oposto, ou seja, vai aproveitar todas as oportunidades para andar e acelerar forte.

“Nas etapas anteriores sempre procurei poupar o carro, tentando evitar quebras. Com isso, acabei, principalmente, treinando pouco, quando o que mais preciso é justamente de quilometragem. Agora vou mudar minha atitude. Quero andar o máximo possível e bem forte. Se quebrar paciência”, explicou o piloto, que apesar da cautela anterior teve vários problemas no equipamento. Daqui para frente, Paulo diz que fica até feliz se quebrar nos treinos, desde que esteja andando forte.

Em termos de carro, a principal modificação em relação à etapa passada, quando o piloto goiano subiu novamente no pódio, será um pequeno ajuste na caixa de direção. O conserto foi um pedido do próprio Paulo, pois a direção do carro estava bastante dura. “Levando em conta a prova passada, o carro está bom, tanto que superamos a fase das quebras sucessivas. Vamos ver como ficará o comportamento depois que os treinos começarem”, afirmou Mendes.

Após oito etapas, Paulo Mendes ocupa o sexto lugar na classificação do campeonato com 49 pontos conquistados. Está a apenas um do quinto colocado, Rodrigo Amaral, que tem 50 pontos. O líder do certame é Igor Buchler, com 99 pontos; seguido por Enzo Morrone, com 87; Fernando Galera, com 64; e Nelson Merlo, que tem 58 pontos, respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugares. Os treinos oficiais para a nona etapa terão início nesta quinta-feira (16/10).