O próximo sábado (07/3) será um dia de trabalho intenso para os pilotos e equipes da Fórmula São Paulo. A única categoria de monopostos totalmente nacional em atividade terá sua segunda etapa da temporada 2009 realizada no autódromo de Interlagos – em uma rodada que terá tomada de tempos e a corrida no mesmo dia.
A mudança na programação da categoria, que a princípio é válida apenas para esta segunda etapa, foi definida durante o briefing dos pilotos com os comissários da Federação de Automobilismo de São Paulo realizado na primeira etapa do ano – disputada em 15 de fevereiro.
Dessa maneira, no sábado os carros entram na pista do principal autódromo do país a partir das 9h15 para a tomada de tempos que vai definir o grid de largada. Terminada a sessão, equipes e pilotos terão cerca de quatro horas para fazer as mudanças nos carros e definir estratégias de corrida. Isso porque a largada da segunda etapa está marcada para às 13h45 – com duração de 18 voltas ou 35 minutos de prova.
O final de semana da Fórmula São Paulo também vai servir para os organizadores apresentarem o novo pacote aerodinâmico da categoria ao grande público. Um carro com a nova carenagem ficará exposto nos boxes de Interlagos durante a etapa do Campeonato Paulista de Velocidade do Asfalto.
A nova carenagem da categoria não utiliza nenhum componente do modelo antigo – e, de acordo com o promotor do evento, chega a melhorar em até 15% a carga aerodinâmica dos monopostos – com destaque para o melhor desempenho em curvas de alta velocidade como o ‘Laranjinha’ e o ‘Mergulho’ no circuito paulistano.
“Este é mais um passo para a modernização da categoria, deixando-a ainda mais atrativa para quem pretende deixar o kartismo e estrear nos monopostos. O trabalho com aerodinâmica, suspensão e câmbio ficará ainda mais interessante”, apontou Luigi Di Nizo, publicitário que atua na promoção da categoria desde o final do ano passado.
Além do aprendizado para os pilotos recém-saídos do kart, a Fórmula São Paulo também tem como atrativo o baixo custo – o orçamento da categoria é constantemente planejado de maneira a atrair novos competidores.