Líder do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo (antiga Fórmula Ford), o piloto Nelson Merlo foi o mais rápido no primeiro treino livre oficial realizado na manhã desta sexta-feira (12/12) no Autódromo de Interlagos. A 11ª e última etapa do certame será realizada neste domingo (14/12), a partir das 12h30, e Merlo precisa chegar na segunda posição para garantir o título, sem depender do resultado dos seus mais diretos concorrentes. “Começamos bem a programação. Vamos ver se continuamos assim. Quero conquistar a pole amanhã (sábado) e vencer a minha quarta corrida na temporada, para garantir este título com muitos méritos”, declarou Nelsinho, que é o atual recordista da categoria, com a marca de 1min42s823, e que largou da pole position em metade das provas disputadas.
Com a pista de Interlagos ainda úmida por causa da chuva que caiu a noite, os tempos da Fórmula São Paulo estavam mais altos do que o normal. “A pista tem alguns pontos úmidos, principalmente na curva da Junção e, por isso, não dá para frear por fora”, comentou Nelson Merlo. “Mas o meu carro está bom, e virei este tempo com um jogo de pneus com 90 voltas de uso, e sem arriscar. Mas o importante será amanhã, quando usarei pneus novos na classificação”, disse o líder do torneio, que foi cronometrado em 1min43s884 (média de 149,324 km/h), apenas 83 milésimos de segundo a frente de Fernando Galera, quarto colocado no campeonato. Enzo Morrone, postulante ao bicampeonato, ficou apenas com a sexta marca do treino.
Nesta tarde será realizado mais um treino oficial de 30 minutos, quando os 15 concorrentes da categoria terão a última chance de acertar seus monopostos antes do treino de classificação, que será realizado a partir das 9h10 de amanhã (sábado). “Agora a tarde vamos mexer no câmbio, pois a minha segunda marcha não está boa. E vamos fazer a última checagem e ver como o carro se comportará com a nova condição de pista, mais seca. Mas não estarei preocupado com o tempo. Tanto que vou continuar com os pneus velhos”, avisou Nelson Merlo, muito tranqüilo com as suas possibilidades de se tornar campeão.
Os seis mais rápidos pela manhã foram:
1) Nelson Merlo Neto, 1min43s884;
2) Fernando Galera, 1min43s967;
3) Humberto Donato, 1min45s055;
4) Paulo Jose Ferreira, 1min45s181;
5) Filippe Forti, 1min45s206;
6) Enzo Morrone Lima, 1min45s673.