O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe no próximo final de semana (15 e 16/8) uma das últimas provas antes de ser fechado para as obras preparativas de receber o GP Brasil de Fórmula 1 deste ano. O Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto corre sua oitava etapa com cerca de oito categorias diferentes – e com carros para todos os gostos. Uma dessas classes é a Fórmula São Paulo, o primeiro passo dos pilotos que saem do kart em busca da profissionalização no automobilismo.
A três provas do final da temporada, a categoria tem seu título totalmente em aberto graças ao regulamento proposto pela Federação de Automobilismo de São Paulo. Depois da última etapa – marcada para dezembro – todos os pilotos deverão descartar seus três piores resultados ao longo do ano. Feito isso, aquele que somar mais pontos é o campeão da temporada. Um formato que mantém a disputa pelo título acesa até a última prova.
Dessa maneira, os três primeiros colocados na tabela de pontos até aqui ainda têm chances matemáticas de faturar o campeonato. O destaque, sem dúvida, é o paulista Bruno Andrade, vencedor de cinco corridas entre as sete disputadas – e líder absoluto com 118 pontos. Logo atrás dele, Amorim Júnior e Arthur Gaggini fazem uma disputa ferrenha pela vice-liderança e, com constantes resultados entre os primeiros, também se mantém com chances.
Amorim Júnior – o mais experiente piloto no grid da Fórmula São Paulo – soma 86 pontos em uma temporada na qual seu pior resultado foi um quarto lugar. Cada vitória na Fórmula São Paulo representa 20 pontos a mais no campeonato. Dessa forma, com 60 pontos ainda em jogo, tudo segue aberto na disputa pelo título.
As provas do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto são divididas entre o sábado e o domingo em Interlagos. No primeiro dia, as atividades começam às 9h com as tomadas de tempo para todas as categorias. Já no domingo, o dia começa com corridas a partir das 10h.