Por Victor D. Berto
O piloto Robert Doornbos, do AC Milan, tornou-se o terceiro diferente vencedor em três corridas realizadas até agora da F-Superleague, largando da pole-position em Nurburgring hoje. Doornbos largou da primeira fila com Antonio Pizzonia, largando da segunda fila, em sua traseira.
Craig Dolby, do RSC Anderlecht, fez uma grande largada, saindo da quinta posição lutando pela segunda logo na primeira curva – praticamente andando por fora do traçado. O jovem britânico ficou na terceira posição, superando Alessandro Pier Guidi, que largou da primeira fila, pelo Galatasaray.
De volta ao pelotão, AS Roma, Flamengo e Atletico de Madrid enfrentaram problemas. O Roma não pode nem mesmo entrar no grid de largada e decidiu largar do pit-lane, mas abandonou ainda na primeira volta. O dia do Flamengo também terminou prematuramente com uma rodada na primeira volta.
O recém-chegado Atletico de Madrid sofreu um problema com o alternador e não pode participar da corrida de abertura.
O piloto do Borussia Dortmund, Nelson Philippe, deu aos fãs alemães algo para eles comemorarem – saindo 10ª posição para a 5ª nas primeiras voltas. No entanto, o progresso do BVBfoi encerrado depois de três voltas, quando Philippe abandonou com problemas na bomba de óleo – tragicamente forçando a equipe de casa a abandonar a prova.
A janela de pit-stop foi aberta na volta oito com o FC Porto, Al Ain e Galatasaray, os primeiros a fazerem seus pit-stops. Doornbos e Dolby fizeram paradas perfeitas, mas o piloto do Corinthians teve problema em sua parada e perdeu muito tempo.
O jovem alemão Max Wissel, pilotando pelo FC Basel, fez uma longa primeira perna e foi o último carro a fazer seu pit-stop, na volta 16, devolvendo a liderança da prova ao AC Milan.
O clube Tottenham Hotspur, pilotado por Duncan Tappy, que terminou no pódio na primeira corrida em Donington, saiu do traçado, rodou e abandonou na 19ª volta.
Mas para Doornbos e AC Milan, a combinação holandesa e italiana foi sem problemas até a bandeira quadriculada – levando à vitória sobre o Anderlecht e Galatasaray.
OS cinco primeiros colocados foram completados pelo Rangers – um grande desempenho do piloto James Walker saindo da 12ª para a quarta posição – e o líder do campeonato, Davide Rigon (Beijing Guoan).
Confira o resultado da primeira prova em Nurburgring:
1) R.Doornbos (AC Milan)
2) C.Dolby (RSC Anderlecht )
3) A.Pier Guidi (Galatasaray)
4) J.Walker (Rangers)
5) D.Rigon (Beijing Guoan)
6) B.Garcia (Sevilla FC)
7) A.Pizzonia (Corinthians)
8) T.Gommendy (FC Porto )
9) M.Wissel (FC Basel)
10) Y.Buurman (PSV Einhoven)
11) A.Zuber (Al-Ain)
12) K.Andersen (Olympiacos), DNF
13) D.Tappy (Tottenham Hotspur), DNF
14) A.Valles (Liverpool FC ), DNF
15) N.Philippe (Borussia Dortmund ), DNF
16) T.Rocha (Flamengo), DNF
17) A.Toccocela (AS Roma), DNF
18) A.Soucek (Atletico Madrid ), DNF