O brasileiro Antonio Pizzonia fez uma grande corrida de recuperação neste domingo (23/11) e a bordo do carro do Corinthians recebeu a bandeirada na segunda colocação na primeira etapa da rodada dupla final da Superleague Formula, disputada em Jerez, na Espanha. No entanto, um erro de cálculo da equipe lhe custou o primeiro pódio brasileiro no chamado futebol sobre quatro rodas. “Eles me chamaram para fazer a parada obrigatória na sétima volta, uma passagem antes da abertura dos boxes e com isso perdi tudo o que consegui ganhar dentro da pista”, afirma o piloto. Como punição, foram acrescidos 30 segundos em seu tempo final de prova, o que o colocou na 12ª colocação.
Pizzonia largou em oitavo e nas primeiras voltas ganhou duas posições. Como os pontos de ultrapassagens são escassos em Jerez, a equipe decidiu antecipar sua parada nos boxes. Se não tivesse entrado uma vota antes do permitido, a estratégia teria dado certo. “Apesar de o pit stop ter sido ruim, eu voltei sem tráfego e consegui virar bem mais rápido que os outros carros. Mas se a parada tivesse sido melhor, eu poderia ter ganhado ainda mais posições”, afirma.
Agora os representantes do Timão vão entrar com um recurso para tentar reverter o resultado. Eles alegam que Pizzonia abriu a oitava volta dentro dos boxes e então realizou seu pit stop dentro das normas. “Mas eu acho que vai ser muito difícil de a situação ser revertida. Já até aconteceu a premiação do pódio”, lamenta-se. A 12ª e última etapa da Superleague acontece também neste domingo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.