Enrique Bernoldi vai largar da sétima posição em sua estréia na Fórmula Superliga, campeonato cujas equipes defendem as cores de tradicionais clubes de futebol de todo o planeta e que faz neste final de semana em Magny Cours, na França, a abertura da temporada 2009 da categoria.
O piloto brasileiro fez um ótimo trabalho na França. O classificatório da F-Superliga é disputado em um formato parecido com o de um torneio de futebol: dois grupos se enfrentam na pista, e os quatro melhores de cada passam às quartas-de-final. Depois, os dois melhores de ambos os grupos disputam a semifinal, na qual dois carros se classificam para a disputa da pole position. Assim, a pole ficou com o Corinthians, defendido por Antonio Pizzonia, com o tempo de 1min26s555 obtido na final contra o Liverpool, do piloto espanhol Adriás Vallés.
Enrique Bernoldi, que defende o Flamengo, poderia ter obtido uma vaga mais à frente. O brasileiro perdeu tempo em sua volta rápida nas quartas-de-final, quando disputava uma vaga com o conterrâneo Pizzonia. “Eu vinha em um bom ritmo, mas entrei muito forte em uma curva que era essencial para um bom tempo de volta. O carro escorregou um pouco mais do que o desejável, colocou uma roda na grama e se desequilibrou. Foi o suficiente para que eu perdesse um tempo valioso na classificação”, disse o paranaense, que havia passado à segunda fase com o marca de 1min27s285, o quarto melhor do Grupo A.
“Mesmo assim, achei uma boa posição de largada. A maioria dos pilotos aqui está em sua segunda temporada e tive meu primeiro contato com o carro apenas na sexta-feira”, ponderou. “Estamos progredindo e a sétima posição pode ser considerada boa, considerando todo o clima de novidade que envolve não só a mim, mas também a equipe”, disse Enrique, que tem o carro preparado pelas equipes Delta e a Alan Docking Racing (ADR).
Bernoldi encara a abertura da temporada da Superliga como uma espécie de retorno aos monopostos. “É a minha volta aos monopostos depois que fraturei a mão correndo na Indy em setembro do ano passado, e desta vez não senti nenhum tipo de dor, mesmo com o volante mais pesado e sem direção hidráulica. Então, vou encarar o final de semana aqui em Magny Cours como experiência e tentar conquistar pontos”, afirmou.
A largada para a primeira corrida será às 6 horas (de Brasília) e terá a duração de 45 minutos. A segunda prova, com o resultado invertido da corrida 1 formando o grid, terá largada às 9 horas, e a Super Final – corrida entre os três primeiros de cada uma das provas anteriores -, acontece às 10 horas, com meia hora de duração.