Este primeiro fim de semana de ação da Superleague Formula by Sonangol, disputado no circuito francês de Magny-Cours, teve como grande vencedor um clube do outro lado do Canal da Mancha, o Liverpool FC, isto enquanto as formações portuguesas tiveram uma corrida muito complicada e as brasileiras resultados mistos.
O espanhol Adrián Valles esteve em muito bom plano aos comandos da máquina do Liverpool, apresentando-se imperial na vitória da primeira corrida, isto apesar de na segunda ter apresentado um ritmo muito mais baixo, em grande parte devido a problemas com o primeiro conjunto de pneus e de caixa de câmbio. Mesmo assim, na Super Final o homem do Liverpool voltou a estar em excelente nível ao longo das oito voltas, terminando em primeiro com 4,818s de margem sobre o carro do AC Milan, pilotado por Giorgio Pantano, e da máquina do Corinthians, tripulada por Antonio Pizzonia.
E se o “Timão”, que foi quarto e nono, entrou na Super Final devido ao não alinhamento do Tottenham no grid, já o AC Milan arrancou para as últimas oito voltas de seu pleno direito depois de ter ganho o segundo embate do dia. Um resultado que surgiu com alguma surpresa para Pantano após ter sido 12º de manhã. Já o Olympiacos (David Rigon) e o FC Basel (Max Wissel) também marcaram presença na Super Final depois de terem completado o pódio da segunda corrida, contudo não conseguiram ir além das duas últimas posições.
Já para os clubes portugueses, FC Porto e Sporting Clube de Portugal, o início de temporada não foi positivo. Se na primeira corrida Tristan Gommendy viu a sua prestação ser afetada pelo incidente da primeira volta, vindo aos boxes para trocar de pneu e depois para reparar um problema de caixa, terminando em 16º e efetuando a última volta apenas para avaliar o estado do seu carro, o segundo embate também não foi brilhante, apesar de mais positivo. Partindo de terceiro do grid o Dragão foi tocado pelo AS Roma (Jonathan Kennard) na segunda volta, o que resultou numa rodada e na queda para 16º. Contudo, Gommendy não baixou os braços e tratou de recuperar até ao 7º lugar em que terminou.
Enquanto isso, o estreante Pedro Petiz, do Sporting, via o muito positivo sétimo lugar da primeira corrida converter-se no 12º do grid para o segundo embate. O jovem Leão conseguiu ascender até ao nono posto, mas a verdade é que o carro não esteve bem. Problemas de caixa ditaram um andamento aquém das suas capacidades e acabou resultando mesmo na desistência.
Melhor sorte teve, apesar de tudo, o Flamengo. Enrique Bernoldi foi sexto no primeiro embate do dia depois de um arranque difícil e de um apertar inadvertido do limitador de velocidade, que lhe fez perder algumas posições. Na prova vespertina de 44 minutos mais uma volta o piloto do clube canarinho largou de 10º para terminar em oitavo, isto depois de ter chegado a rodar em quarto na volta antes de parar para trocar de pneus.
Quanto à tabela de pontos, o Liverpool lidera com 79 pontos, seguido do RSC Anderlecht (77) e do AC Milan (64). Mais atrás surgem o Corínthians em sexto, seguido do compatriota e grande rival Flamengo em sétimo, enquanto o FC Porto é décimo e o Sporting Clube de Portugal segue logo atrás, em 11º.
Assim terminou a Super Final:
1) Liverpool (ING), 8 voltas em 11min49s172;
2) Milan (ITA), a 4s813;
3) Corinthians (BRA), a 6s774;
4) Anderlecht (BEL), a 9s402;
5) Basel (SUI), a 24s385;
6) Olympiacos (GRE), a 26s246.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.