Apesar das nuvens, a verdade é que o piso se manteve sempre seco e o sol chegou a brilhar durante a qualificação com vista à segunda rodada da Superleague Formula by Sonangol que se desenrolou durante a tarde deste sábado no circuito belga de Zolder. Um brilho que veio também dos dois clubes portugueses, com FC Porto e Sporting Clube de Portugal passando para as eliminatórias. Enquanto o FC Midtjylland assinou a pole após ter batido o Rangers FC na Final, Tristan Gommendy assegurou a quinta posição do grid e Pedro Petiz a oitava.
Kasper Anderson foi uma das surpresas do dia. Depois de o seu clube ter chegado a Zolder em 13º, na seqüência da rodada de Mangy-Cours, Anderson bateu o atual segundo da geral para garantir a pole position para a primeira corrida de domingo. Enquanto isso, a segunda fila do grid será composta pelo Liverpool e pelo FC Basel.
Já no que toca aos clubes portugueses, o gaulês dos azuis e brancos tinha sido o terceiro mais rápido do grupo A, à frente do único piloto português na Superleague Formula, e bateu-se depois contra o Rangers no último quarto de final. Contudo, os problemas de freios de que o piloto se tem queixado este fim de semana voltaram a fazer-se sentir, com Gommendy fazendo uma incursão por fora de pista que colocou ponto final nas aspirações à pole.
Enquanto isso, Petiz mostrou grandes progressos neste fim de semana. Depois de uma jornada inaugural em que se viu forçado a desistir na segunda volta da segunda corrida após ter ficado em sétimo na primeira, o jovem luso mostrou que tem tudo para andar entre os primeiros. Petiz chegou mesmo a liderar a sua sessão de qualificação, mas acabou por terminar em quarto, o que o levou ao duelo direto com o líder da classificação, o Liverpool. Ainda com pouca experiência na competição, Petiz acabou por não ir mais longe, mas o fato é que não ficou muito longe do rival, deixando antever a possibilidade de andar na luta pelas melhores posições na primeira corrida deste domingo.
Já os brasileiros Corinthians, com Antonio Pizzionia aos comandos, e Flamengo, que conta com os serviços do também antigo piloto de F1 Enrique Bernoldi, não tiveram boa sessão de qualificação. Ontem ambos optaram por rodar com pneus velhos, uma escolha que se revelou fatal para este sábado. A montagem de pneus novos para a qualificação levou as respectivas máquinas a apresentarem um comportamento irregular, o que não lhes permitiu entrar nas quatro posições que dão acesso à fase de eliminatórias da qualificação. Pizzonia partirá da 10ª posição do grid, enquanto Bernoldi ocupa o 15º posto.
Confira o grid da primeira corrida em Zolder:
1º – Midtjylland (Kasper Andersen, Dinamarca)
2º – Rangers (John Martin, Australia)
3º – Basel (Max Wissel, Alemanha)
4º – Liverpool (Adrián Vallés, Espanha)
5º – Porto (Tristan Gommendy, França)
6º – Tottenham (Craig Dolby, Inglaterra)
7º – Al Ain (Miguel Molina, Espanha)
8º – Sporting (Pedro Petiz, Portugal)
9º – Anderlecht (Yelder Buurman, Holanda)
10º – Corinthians (Antonio Pizzonia, Brasil)
11º – Galatasaray (Duncan Tappy, Inglaterra)
12º – Milan (Giorgio Pantano, Itália)
13º – Atlético de Madrid (Ho-Pin Tung, China)
14º – Lyon (Nelson Panciatici, França)
15º – Olympiacos (Davide Rigon, Itália)
16º – Flamengo (Enrique Bernoldi, Brasil)
17º – Roma (Jonathan Kennard, Grã-Bretanha)
18º – PSV Eindhoven (Dominick Muermans, Holanda)