Liverpool grande vencedor de Zolder

O tempo instável que se fez sentir este domingo no circuito de Zolder revelou-se determinante para alguns dos clubes da Superleague Formula by Sonangol e chegou mesmo a ter efeitos nos resultados das corridas desta segunda jornada do ano, com o Safety Car ganhando algum protagonismo em ambas as corridas de 44 minutos mais uma volta. Mas quem acabou por responder da melhor aos desafios impostos por Zolder foram o Tottenham Hotspurs (Craig Dolby) e o Al-Ain (Esteban Guerrieri).

No primeiro embate do dia o Sporting Clube de Portugal foi o protagonista da largada. Ao falhar a freada para a primeira curva Pedro Petiz acabou por perder o controle do carro depois de tocar na traseira da máquina do Tottenham Hotspurs e rodando em seguida. Mas o acidente do jovem português envolveu ainda o Corinthians e o Atlético Madrid. Com três carros em zona perigosa assistiu-se à primeira entrada em pista do Safety Car para quatro voltas em velocidade controlada.

Reatada a prova, teve início pouco depois o período de paradas nos boxes, altura em que o Tottenham, com Craig Dolby, acabou por assumir o comando da prova mantendo à distância o Glasgow Rangers (John Martin) e o líder da classificação Liverpool FC (Adrian Valles). Contudo, a rodada de Kraig Anderssen, do FC Midtjylland, levou ao retorno do Safety Car à pista durante três voltas. De novo sob bandeiras verdes os pilotos encerraram o que se converteu num sprint final de cinco voltas pelo triunfo, mas a verdade é que não houve alterações na classificação final.

Da parte da tarde a inversão do grid face ao resultado da primeira corrida levou Corinthians, Atlético de Madrid e Sporting aos primeiros postos, deixando antever o que podia ser um bom resultado para os clubes da língua portuguesa. Mas tal não viria a acontecer. Enquanto o triunfo na atribulada corrida ficava nas mãos do Al-Ain depois de animado combate com o Atlético Madrid (Ho-Pin Tung), que foi segundo, o Liverpool de Andrian Valles estava na terceira posição e garantia o melhor total absoluto de pontos desta visita à Bélgica.

Ao mesmo tempo, Sporting, Flamengo e Corinthians encerraram um fim de semana para esquecer, isto enquanto o FC Porto foi o único a conseguir, de certa forma, salvar a honra dos clubes de língua portuguesa. Tristan Gommendy, com problemas nos freios traseiros desde o início do fim de semana, logrou ainda assim um 12º posto e um 7º lugar na última corrida do dia.

Já o Sporting voltava a não terminar. Pouco depois de se ver envolvido em renhido duelo com o FC Midtjyllandd, FC Basel e Al-Ainda, Petiz era vítima de uma poça de água. O carro dos Leões entrou em aquaplanagem e foi impossível evitar a rodada.

Também sem terminar as duas corridas ficou o Corinthians. Depois do incidente na primeira curva da prova matinal, Antonio Pizzonia viu a transmissão traseira esquerda do seu carro ceder já nos dez minutos finais, numa altura em que tinha tudo para ganhar a corrida. O brasileiro voltou a se ver forçado a desistir.

Já o Flamengo teve como consolo o fato de ter terminado em sétimo na primeira corrida, um resultado que se apresentou como uma surpresa para Enrique Bernoldi depois dos problemas sentidos no sábado. Mas o pior verificou-se mesmo na tirada competitiva desta tarde. O antigo piloto de F1 falhou na freada para a chicane de entrada na reta dos boxes, entrando pela traseira do carro do Galatasaray. Um incidente que levou ao abandono imediato de ambos.