Graças à chuva, Corinthians é o pole em Donington Park

Foi com o tradicional tempo inglês, cinzento e chuvoso, que Donington Park recebeu a terceira etapa da Superleague Formula by Sonangol 2009 num fim de semana de ação com três corridas que prometem mais ser de inverno do que de verão. Ainda assim, o Corinthians foi quem melhor se deu com as condições de piso molhado ao conquistar a pole em condições fora do normal.

Depois da chuva da manhã ter prejudicado este sábado, a breve parada da precipitação por volta da hora do almoço serviu apenas para embaralhar ainda mais as coisas. Os homens do Grupo A foram para a pista com slicks, com o Corinthians conseguindo pela mão de Antônio Pizzonia o melhor tempo do dia, enquanto os do Grupo B não rodaram com mais nada a não serem pneus para piso molhado.

Ainda assim, o pior estava mesmo para vir. A intensidade da chuva aumentou significativamente durante o primeiro quarto de final, que opôs o Corinthians ao Anderlecht, aumentando drasticamente as condições de segurança da pista e levando ao total cancelamento da qualificação por parte da Direção de Prova. Um desfecho que, pela primeira vez, fez com que o grid fosse determinado em função dos tempos conseguidos pelos clubes em cada uma das fases de Grupos, com o Corinthians tendo a seu lado para a primeira corrida de amanhã o Olympiacos.

Enquanto isso, FC Porto, Sporting Clube de Portugal e Flamengo tiveram uma tarde de qualificação para esquecer. Do lado dos Dragões a afinação foi o pior problema, com o carro apresentando-se muito lento e escapando de traseira e com a equipe descobrindo tarde que o acerto de Zolder parecer ser uma boa opção para o traçado britânico. Já para os Leões foi um dia de incertezas. A equipe deparou-se com muitas dificuldades, chegando mesmo a apontar a possibilidade de se tratar de alguma seqüela do acidente de Zolder, mas a verdade é que nunca conseguiu ter o carro rodando num bom ritmo. Por seu lado o canarinho Flamengo viu-se traído por um erro da equipe. O esquecimento de aquecer os pneus antes da qualificação foi fatal.

Como resultado, Enrique Bernoldi vai partir com a máquina dos Rubro-Negros da 11ª posição do grid com Tristan Gommendy, do FC Porto, logo a seu lado no 12º posto, isto enquanto Pedro Petiz largará de último com o carro do Sporting.

Grid de largada da primeira prova:

Fila 9 – 17- Galatasaray 18-Sporting Clube de Portugal

Fila 8 – 15- PSV Eindhoven 16- FC Midtjylland

Fila 7 – 13- Atlético Madrid 14- Olympique Lyonnais

Fila 6 – 11- Flamengo 12- FC Porto

Fila 5 – 9- Sevilla FC 10- Liverpool FC

Fila 4 – 7- AS Roma 8- RSC Anderlecht

Fila 3 – 5- Rangers FC 6- Tottenham Hotspur

Fila 2 – 3- FC Basel 4- AC Milan

Fila 1 – 1- Corinthians 2- Olympiacos