Antonio Pizzonia é o mais rápido em Monza

O tradicional e veloz autódromo de Monza, na Itália, recebeu neste domingo (04/10) a quinta rodada dupla da Superleague Formula. O brasileiro Antonio Pizzonia foi o mais rápido das duas provas, mas problemas mecânicos o impediram de conquistar bons resultados. “Foi uma pena, tínhamos tudo para nos aproximar da liderança e seguir forte na briga pelo título”, explica o piloto. Ainda assim Pizzonia ganhou uma posição no campeonato e agora ocupa a quinta colocação no futebol sobre quatro rodas.

Após largar na 11ª posição na primeira corrida do dia, Pizzonia cresceu de rendimento durante a prova e chegou a ocupar a quinta colocação. “Nós trocamos alguns componentes do carro e corrigimos o problema de velocidade de reta que tínhamos”, explica o piloto do Timão. Com o problema solucionado, o brasileiro registrou a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1min36s466.

No fim da prova, quando se consolidava entre os cinco primeiros, um problema com o sistema de alimentação acabou com a corrida de Pizzonia. “Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas em algumas curvas a bomba não conseguia puxar o combustível”, conta. Com a queda de rendimento, o carro corintiano caiu para a décima posição em apenas duas voltas. A vitória foi do Sevilha (ESP).

Com o grid totalmente invertido para a segundo prova, Pizzonia largou na nona colocação. Após um bom começo de prova e uma boa parada nos boxes, o conjunto corintiano alcançou rapidamente a segunda colocação.

No momento em que detinha a melhor volta da prova e se aproximava com rapidez da liderança, o problema com o sistema de realimentação reapareceu e em poucas voltas o brasileiro caiu para a nona colocação. “A equipe trocou a peça e pensou que estava tudo certo, mas parece que não adiantou nada”, conta.

A vitória foi do Sporting (POR). Pizzonia ainda terminou a corrida com a segunda melhor volta. “Faltou pouco. Andamos bem, mas infelizmente não conseguimos nosso objetivo”, lamenta o “Jungle Boy”, como ficou conhecido nas pistas internacionais.