A temporada 2009 da Superleague Formula se encerra no próximo domingo (08/11), com a disputa da sexta rodada dupla em Jarama, na Espanha. De olho no terceiro lugar do campeonato, o brasileiro Antonio Pizzonia quer subir no lugar mais alto do pódio com o carro do Corinthians nas corridas finais do certame. “A única coisa que me interessa é a vitória. Espero que o meu primeiro triunfo representando o Timão aconteça neste fim de semana”, afirma o piloto, que com o bólido Alvinegro ocupa a quinta colocação na competição.
Enquanto o título está praticamente garantido para o Liverpool (ING) e a segunda colocação do Tottenham é quase certa, a briga pela terceira posição promete ser intensa. Seis times seguem com chances reais de ficar com o terceiro posto. “Seria muito bom terminar o ano com essa conquista para mim e para o clube. Mas o mais importante é tentar a vitória”, conta Pizzonia. O titular do Corinthians está 10 pontos atrás dos gregos do Olympiacos, atual terceiro colocado.
Todas estas disputas acontecem nos 3.404 metros do traçado travado de Jarama. A pista espanhola recebe pela primeira vez uma etapa da Superleague Formula. Pizzonia competiu uma vez no circuito, em 1998, pela Fórmula Renault Européia. E venceu. “Eu ganhei aquela corrida, mas já faz muito tempo. O carro é totalmente diferente e eu não lembro mais o traçado”, explica o experiente piloto.
O brasileiro vai aproveitar os três treinos livres de trinta minutos de duração para se readaptar à pista e encontrar o melhor acerto para seu carro. “São três treinos curtos, então é importante aprender a pista e coletar o máximo de informações o mais rápido possível”, alerta o amazonense.
Pole position em três das cinco rodadas já disputadas, Pizzonia espera manter em Jarama a velocidade costumeira desta temporada. “Sempre tivemos um carro veloz, mas que não tinha um bom ritmo de corrida. Na etapa passada melhoramos bastante, mas tive problemas mecânicos em todo o fim de semana”, lembra.
Sem os inconvenientes que o atrapalharam nesta temporada, o representante do Timão acredita que pode alcançar o topo do pódio. “Ainda estamos batendo na trave, mas se tudo encaixar direitinho acho que agora é gol”, conclui.