A Austrália pode ter tido uma estreia ruim na Copa do Mundo, enquanto a China sequer se classificou para o torneio na África do Sul, mas ambas as nações estão comemorando essa tarde, quando o australiano John Martin levou o Beijing Guoan à pole position da quarta rodada da Superleague Formula by Sonangol, que será disputada nesse domingo em Jarama, Espanha. Martin foi o mais rápido em todas as sessões e foi o único piloto a virar abaixo de 1min21s na sessão de classificação em que ele liderou um equilibradíssimo Grupo A.
Ele bateu o líder do campeonato, Craig Dolby (Tottenham Hotspur), na quarta de final, o quarto colocado Max Wissel (FC Basel) na semi, e o segundo colocado, Yelmer Buurman (AC Milan) na final, para assegurar sua primeira pole position na Superleague.
A batalha com Buurman na final foi dramática: o astro do Milan liderou o primeiro setor, antes de Martin virar o jogo no segundo setor e cruzar a linha de chegada 0,254 segundos à frente.
Buurman vai alinhar ao lado de Martin na primeira fila na primeira corrida de amanhã, enquanto o impressionante Chris van der Drift (Olympiacos) dividirá a segunda fila com Wissel, embora seu carro tenha perdido muito tempo no treino livre da manhã devido a um vazamento de óleo.
A terceira fila terá os derrotados nas quartas de final: Franck Perera (Flamengo) e Sebastien Bourdais (Lyon), o último chateado com o acerto do seu carro, que o impossibilitou de repetir o feito heróico da semana passada, quando conquistou para a Peugeot a pole position das 24 Horas de Le Mans.
Os times da English Premier League, Liverpool e Tottenham Hotspur, estão na quarta fila depois de perderem suas disputas nas quartas de final, mas ambos os pilotos britânicos, James Walker e Dolby, esperam brigar pela vitória no domingo.
A maior surpresa da disputa nos grupos foi a eliminação de Davide Rigon com o carro do Anderlecht. O clube belga ocupa atualmente a terceira posição na tabela de pontos da Superleague Formula, mas o piloto italiano terá que se desdobrar na primeira corrida de amanhã, quando larga na oitava fila do grid, depois de um tempo desapontador no Grupo A.
Também foram eliminados na primeira fase dos grupos o Roma, sexto no campeonato, enquanto um frustrado Julien Jousse perdeu a chance de fazer o top four do Grupo A por apenas dois décimos de segundo. Mais sofrimento também para a Espanha , ainda lamentando a derrota para a Suíça na Copa do Mundo. Seus dois clubes, Atlético de Madrid (Maria de Villota) e Sevilha (Marcos Martinez), não passaram da primeira fase na classificação.
John Martin, Beijing Guoan FC:“Conquistar a pole para o Beijing Guoan foi fantástico. Experimentamos alguns acertos diferentes no carro esse fim-de-semana e deu certo, o carro está fácil de guiar e espero fazer uma grande corrida. A equipe tem feito um grande trabalho desde Magny-Cours. Eles trabalharam muito duro e aqui está o resultado. Mal posso esperar até amanhã”.