John Martin (Beijing Guoan) teve sua revanche sobre o rival Davide Rigon (Anderlecht) na Superleague Formula by Sonangol com uma vitória apertada no qualifying final em Portimão, Portugal, que lhe valeu a pole position para a primeira corrida de amanhã.
Tendo perdido para o italiano na corrida final durante a última rodada, em Adria (Itália), duas semanas atrás, o australiano se recuperou em alto estilo marcando 1mi33s149, o melhor tempo da fase de mata-mata, somente dois décimos de segundo mais rápido que Rigon. Foi a segunda pole position de Martin na temporada.
Rigon, que marcou a melhor volta da fase de grupos (1min32s713), vai largar na primeira fila ao lado de Martin, o que o credencia a continuar lutando pelo título da temporada.
Max Wissel (Basel) larga em terceiro depois de a equipe trabalhar rápido e bem para recuperar o carro, que teve um motor estourado no treino livre da sexta-feira. O piloto alemão entrou no qualifying tendo dado apenas oito voltas no fim-de-semana, e mesmo assim foi o mais rápido do grupo B, batendo Duncan Tappy (Flamengo) nas quartas-de-final e perdendo de Martin na semi-final.
Andy Soucek (Galatasaray) foi o outro semi-finalista batido, e larga em quarto. O espanhol, cujo carro é preparado pela mesma GU Racing de Wissel nesse fim-de-semana, não conseguiu acompanhar o ritmo de Rigon na semi, mas ficou satisfeito por ter superado o Corínthians de Robert Doornbos nas quartas.
Doornbos larga em quinto ao lado do líder do campeonato, Craig Dolby (Tottenham Hotspur). O Flamengo de Tappy faz a quarta fila ao lado do piloto da casa, Alvaro Parente (FC Porto).