Carrapatoso dá melhor resultado do ano à equipe KMS

O brasileiro Ruben Carrapatoso deu à equipe KMS seu melhor resultado do ano ao obter a 13ª posição no grid da 18ª etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3, que será disputada neste domingo em Brno, na República Checa. Não por coincidência, foi a primeira vez que Carrapatoso, campeão mundial de kart em 1998, teve oportunidade de fazer testes prévios em um circuito do calendário do torneio. A pole position ficou com o francês Alexandre Prémat, que superou o novo campeão da categoria, o inglês Jamie Green, por quase meio segundo, mesmo correndo com equipamento idêntico – os dois correm pela mesma equipe, a francesa ASM.

Mesmo entusiasmado com a evolução conseguida, o brasileiro fez questão de se manter dentro da realidade. “Esta colocação não pode nem deve ser comemorada, mas por outro lado, serve para mostrar que, dadas as condições corretas, a equipe pode andar na frente”. A advertência, porém, não abalou a euforia do alemão Hasi Kaufmann, dono da equipe. Depois de ver desertar os pilotos com que começou a temporada, ele não disfarçava a alegria com que recebeu o resultado. “O que deve ser observado neste caso é a evolução, não a posição de largada. Reunimos um piloto talentoso a profissionais determinados e tudo começou a melhorar”, afirmou o empresário, que está organizando um esquema para contar com o brasileiro em sua equipe na próxima edição do Campeonato Europeu.

Segundo Carrapatoso, ainda há mais por vir. “Partimos do acerto básico que desenvolvemos nos treinos, mas como na época em que andamos aqui estava muito mais quente e só andamos com pista seca metade de um dia, acho que podemos aprimorar o comportamento do carro um pouco mais na classificação da corrida da primeira corrida do fim de semana, que vai ser realizada na manhã deste sábado”, comentou o brasileiro, se referindo ao cronograma do Europeu, que realiza nas sextas-feiras a tomada de tempo da segunda prova do fim de semana, no domingo, e na manhã dos sábados a da primeira, que se realiza poucas horas mais tarde. O outro brasileiro, o carioca Roberto Streit, foi o oitavo colocado.

A ordem de largada da prova de domingo é a seguinte: 1º. Alexandre Prémat, França, equipe ASM, Dallara-Mercedes F304, 1min50s976, média de 175,173; 2º. Jamie Green, Inglaterra, eq. ASM, Dallara-Mercedes F304, 1m51s402; 3. Bruno Spengler, Canadá, eq. Mucke, Dallara-Mercedes F304, 1m51s455; 4. Giedo van Der Garde, Holanda, eq. Signature, Dallara-Opel F304,1min51s527; 5. Franck Perera, França, eq. Prema, Dallara-Opel F304, 1m51s669; 6. Nicolas Lapierre, França, eq. Signature, Dallara-Opel F304, 1min51s738; 7. Lewis Hamilton, Inglaterra, eq. Manor, Dallara-Mercedes F304, 1min51s835; 8. Roberto Streit, Brasil, eq. Prema, Dallara-Opel F304, 1min51s869; 9. Charles Zwolsman, Holanda, eq. Manor, Dallara-Mercedes F304, 1min51s900; 13. Ruben Carrapatoso, Brasil, equipe KMS, Dallara-Opel F304, 1min52s443.