Alemã: João Paulo vence pela sétima vez consecutiva

O brasileiro João Paulo Oliveira (JB Motorsport) alcançou neste sábado (19/7) a sua sétima vitória consecutiva no Campeonato Alemão de Fórmula 3, durante a disputa da nona etapa no Eurospeedway, em Lausitz (Alemanha). Agora o paulista ampliou a sua vantagem na liderança no certame para 82 pontos sobre o alemão Sven Barth. A segunda prova da rodada dupla será realizada da manhã de domingo (20/7).

João Paulo largou da pole position, estabeleceu a volta mais rápida e venceu a corrida, mas desta vez não teve vida fácil. Na largada o brasileiro se atrasou e chegou na primeira curva com Hannes Neuhauser emparelhado ao seu lado. Como estava na parte suja da pista, Oliveira teve que frear antes e permitiu que o austríaco assumisse a ponta. “Aqui em Lausitz, quem larga por fora leva vantagem. O Neuhauser partiu bem e aproveitou que eu dei uma vacilada quando a luz verde ascendeu, e acabei chegando na curva sem espaço para a tangência”, explicou o pole position. O austríaco liderou por mais da metade da corrida e conteve João Paulo, que esperava um erro do adversário para atacar. “Ele tinha menos pressão aerodinâmica do que eu. Então, eu não conseguia tentar ultrapassagem nas retas, e nas curvas de alta eu não podia ficam embaixo dele, pois eu perdia a frente do carro”, comentou o piloto de 22 anos de idade.

Na nona volta prova se definiu. Na chicane que vai para a entrada para a curva Oval o vencedor das duas primeiras provas do ano deixou seu carro escorregar um pouco, e João Paulo aproveitou para grudar na caixa de câmbio do austríaco. “Fiz a curva de alta muito rápido, e mergulhei por dentro na curva de baixa que é feita em segunda, logo a direita. Tive que arriscar na freada mas foi legal”, contou o piloto, que realizou uma bela ultrapassagem. Uma vez no comando, o brasileiro imprimiu um forte ritmo nas cinco voltas finais e estabeleceu a volta mais rápida – 1min38s91 – na última passagem, recebendo a sua sétima bandeirada de vitória com 4s6 segundos de vantagem sobre o campeão austríaco de F-3. “O pessoal está vindo. Foi uma prova difícil e bem equilibrada. Tive que lutar bastante, e isto me motivou muito. Eu preciso destas brigas para ganhar ainda mais experiência”, apontou João Paulo, muito cumprimentado depois da entrevista coletiva pelo seu espírito de luta, quando todos esperavam que ele ia se contentar com a segunda colocação. Com a larga vantagem que tem no campeonato, basta que o brasileiro termine em quarto nas próximas sete provas para que conquiste o título. “Vou brigar pela vitória amanhã”, prometeu João Paulo.

Os dez primeiros na nona etapa do Campeonato Alemão de Fórmula 3, em Lausitz, foram:

1) João Paulo de Oliveira (Brasil), 15 voltas em 25min02s029;

2) Hannes Neuhauser (Áustria), a 4s6;

3) Ross Zwolsman (Holanda), a 6s8;

4) Sven Barth (Alemanha), a 13s3;

5) Markus Mann (Alemanha), a 13s5;

6) Thomas Holzer (Alemanha), a 21s5;

7) Justin Sherwood (Inglaterra), a 26s9;

8) Thomas Kostka (República Checa), a 28s1;

9) Diego Romanini (Itália), a 29s4;

10) Catharina Felzer (Alemanha), a 38s5.

Após nove etapas, a pontuação no Campeonato Alemão de Fórmula 3 está assim:

1) João Paulo de Oliveira (Brasil), 191 pontos;

2) Sven Barth (Alemanha), 109;

3) Hannes Neuhauser (Áustria), 105;

4) Markus Mann (Alemanha), 64;

5) Franz Schmöller (Alemanha), 49;

6) Catharina Felser (Alemanha), 42;

7) Thomas Kostka (República Checa), 33;

8) Diego Romanini (Itália), 30;

9) Thomas Holzer (Alemanha), 24;

10) Jo Zeller (Suiça), 19;

11) Michel Frey (Suíça), 18;

12) Adrian Wolf (Suiça), 16;

13) Ross Zwolsman (Holanda), 12;

14) Marcel Laseé (Alemanha), 8;

15) Justin Sherwood (Inglaterra), 7;

16) Olivier Mytjens (Bélgica), 6;

17) André Fibier (Áustria), 5;

18) Tobias Blater (Suíça), 5;

19) Franz Brendecke (Alemanha), 4;

20) Ina Fabry (Alemanha), 3;

21) Michel Herich (Alemanha), 2;

22) Denis Watt (Áustria), 1;

23) Franz Woss (Alemanha), 1 ponto.