Xandinho vence pela nona vez na temporada

Foi uma das corridas mais apertadas e emocionantes da temporada 2004 da Fórmula 3 Sul-Americana, nesta sexta-feira (01/10), no Autódromo Internacional de Curitiba, na capital do Paraná. Saindo da pole position da 13.ª etapa, Xandinho Negrão, da Equipe Medley Genéricos, conseguiu suportar a pressão do brasiliense Gustavo Foizer (Cesário F3) durante toda a corrida e conquistou sua nona vitória do ano na F-3, a quinta consecutiva. Xandinho completou as 27 voltas da corrida em 33min51s740, 0s240 à frente de Gustavo Foizer, que chegou em segundo. Alexandre Foizer (Cesário F3) completou o pódio da 13.ª etapa. “Posso dizer que esta foi minha melhor corrida no ano”, resumiu Xandinho Negrão, que era só felicidade depois que desceu do carro no parque fechado.

Logo na largada, Gustavo Foizer pulou da terceira para a segunda posição e arriscou uma ultrapassagem sobre Xandinho logo na primeira curva, no ‘S’. Xandinho conseguiu se defender bem do ataque. Na volta seguinte, Gustavo tentou novamente ultrapassar Xandinho, só que desta vez por fora na entrada do miolo do circuito. Xandinho dividiu a curva com o brasiliense e mais uma vez conseguiu levar a melhor. Gustavo perdeu algumas posições, mas em menos de cinco voltas já estava novamente em segundo, colado no líder.

“Não fiz uma boa largada, ela foi razoável. O Alexandre e o Gustavo estavam muito rápidos no começo e tentei manter o máximo de distância para o Gustavo não entrar no vácuo. Aí, sempre que eu conseguia abrir um pouquinho ele conseguia encostar de novo. Não foi nada fácil”, explicou o piloto de 18 anos, que disputa sua segunda temporada na F-3 Sul-Americana. “Foi sofrido, mas vamos trabalhar para melhorar para corrida de amanhã”, completou o engenheiro Alex Castilho.

Faltando pouco menos de 3 voltas para o final da corrida, Gustavo Foizer tentou mais uma investida para assumir a primeira colocação. No final da reta principal, na entrada para o ‘S’, Xandinho tinha pela frente o piloto da F-3 Light Marcos Guerra, em situação complicada. “Sabia que se eu ficasse atrás dele o Gustavo iria entrar muito forte na parte mista da pista e poderia perder a vitória. A única coisa que pensei foi colocar o carro e fazer a ultrapassagem. O Gustavo veio junto também, mas consegui segurar o primeiro”, explicou o piloto da Equipe Medley Genéricos.

Com o resultado, Xandinho pulou para 99 pontos na tabela de classificação. Na vice-liderança estão empatados Gustavo Foizer e Henrique Favoretto (Bassani Racing), que chegou apenas na 10.ª posição, porque passou um bom tempo nos boxes, depois de apresentar problemas em seu carro. Neste sábado (02/10), os pilotos voltam à pista para a 14.ª etapa do Sul-Americano de Fórmula 3. Desta vez, a pole position é de Alexandre Foizer, seguido por Xandinho Negrão, Alberto Valério (Cesário F3) e Gustavo Foizer. A corrida tem largada prevista para 11h25 — a ESPN Brasil anuncia a transmissão em VT às 19h45.

“Amanhã a corrida pode ser ainda mais apertada. Vamos trabalhar hoje para melhorar o carro para a 14.ª etapa. Quero tentar fazer uma boa largada. Se não der para assumir a primeira posição, vou pensar no campeonato também. Se eu chegar entre os três primeiros amanhã já vai estar de bom tamanho”, finalizou Xandinho Negrão, que também vai correr os 500 Km de Curitiba, válida pela 4.ª etapa do Brasileiro de Endurance, em equipe com o pai Xandy e o tio Guto Negrão — os três correrão com um Audi TTR DTM e lideram a temporada.

Resultado da 13.ª etapa da F-3 Sul-Americana – Curitiba (PR):

1.°) Xandinho Negrão (Equipe Medley Genéricos) – 27v, 33min51s740 (média: 177,35 km/h)

2.°) Gustavo Foizer (Cesário F3) – a 0s240

3.°) Alexandre Foizer (Cesário F3) – a 1s725

4.°) Alberto Valério (Cesário F3) – a 21s999

5.°) Carlos Iaconelli (PropCar Racing) – a 38s712

6.°) Zeca Cardoso (NasrCastroneves) – a 49s911

7.°) João Barion (Avallone Motorsport) – a 52s702

8.°) Marcos Guerra (Cesário F3 Light) – a 2 voltas

9.°) Willian Starostik Filho (Casagrande Racing) – a 2 voltas

10.°) Henrique Favoretto (Bassani Racing) – a 3 voltas

11.°) Jaime Câmara (Avallone Motorsport) – a 10 voltas

Melhor volta: Gustavo Foizer: 1min14s501 (média: 179,13)

Classificação da temporada 2004 da F-3 Sul-Americana

Os 10 primeiros – após 13 etapas:

1.°) Xandinho Negrão – 99 pontos

2.°) Henrique Favoretto – 72

3.°) Gustavo Foizer – 72

4.°) Alexandre Foizer – 65

5.°) Carlos Iaconelli – 42

6.°) Zeca Cardoso – 35

7.°) João Barion – 33

8.°) Alberto Valério – 31

9.°) Jaime Câmara – 20

10.°) Fábio Casagrande – 6

—— Marcello Thomaz – 6 pontos