João Paulo de Oliveira (Varig) retorna às pistas neste final de semana (23 e 24/10), quando disputará a última rodada dupla da temporada 2004 do Campeonato Japonês de Fórmula 3. O brasileiro se recuperou totalmente do acidente sofrido na etapa passada, em Mine, quando bateu forte na barreira de proteção de pneus, a mais de 150 km/h, sendo vetado pelos médicos de participar da corrida seguinte. Oliveira é o atual vice-líder do certame, com 191 pontos, 50 a menos que o italiano Ronnie Quintarelli, que se beneficiou da ausência do brasileiro para ser campeão.
João Paulo estreará um equipamento novo neste final de semana, em virtude de seu carro ter ficado completamente destruído com o acidente em Mine. “Após o acidente da corrida passada, tivemos que trocar o monocoque, cuja estrutura fora danificada no impacto. Portanto, teremos um carro praticamente novo para essa corrida. Espero que não enfrentemos qualquer tipo de problema durante os treinos de sexta-feira, pois precisamos muito das duas horas que teremos para acertar o novo carro”, declarou o paulista, campeão da Fórmula 3 Alemã no ano passado.
Oliveira, que já venceu cinco vezes nesta temporada, quer conquistar duas vitórias em Motegi para esquecer os problemas enfrentados na última vez em que a categoria visitou este circuito japonês, quando o piloto oficial Lola-Dome/Honda/Bridgestone teve uma desclassificação polêmica, uma hora depois de ter comemorado a vitória no pódio. “As corridas passadas que tivemos em Motegi ainda estão entaladas na minha garganta, pois venci a primeira corrida e depois, sem uma explicação convincente, fui desclassificado. Aquela vitória teria me deixado em uma posição de estar na luta pelo titulo agora. Na segunda prova meu motor quebrou a poucas voltas do fim quando estava em segundo, uma pena”, finalizou o brasileiro.