Com 40 pontos em jogo nas duas últimas etapas do Campeonato Japonês de Formula 3, que serão disputadas em Motegi neste final de semana (23 e 24/10), João Paulo de Oliveira (Varig) está muito próximo de garantir o título de vice-campeão. O italiano Ronnie Quintarelli se beneficiou da ausência do brasileiro na última prova disputada, em virtude de impedimento médico, para conquistar antecipadamente o campeonato.
Com 191 pontos, João Paulo de Oliveira viu as suas chances ficarem ainda maiores nesta sexta-feira (22/10), quando foi anunciado que o ítalo-americano Richard Antinucci, o terceiro colocado com 161 pontos, não irá participar da última rodada dupla, pois teve que voltar aos Estados Unidos às pressas, em virtude do câncer de seu pai. Com isso, o maior adversário do campeão alemão de Fórmula 3 em 2003 será Naoki Yokomizo, companheiro de equipe de Quintarelli, que soma 155 pontos na quarta posição. Bastarão João Paulo somar quatro pontos nas duas corridas, equivalentes a duas nona posições, para que ele garanta o vice-campeonato. Mas não é o que o vice-líder do certame nipônico planeja. “Gostaria de ainda estar brigando pelo titulo, mas de qualquer forma quero vencer, isso foi o que eu sempre fiz e sempre vou fazer. Quero as vitórias”, enfatiza Oliveira.
No treino coletivo de sexta-feira, o japonês Sakon Yamamoto, companheiro de equipe de Antinucci foi o mais rápido, com apenas 4 centésimos de segundo de vantagem sobre João Paulo, que utilizou as duas horas de treinos para acertar o seu Lola-Dome/Honda/Bridgestone, que é totalmente novo. O anterior ficou totalmente destruído no acidente de Mine, quando ficou sem freios. “Após o acidente da corrida passada tivemos que trocar o monocoque, que danificou a estrutura no impacto. Portanto, temos um monocoque novo para essa corrida. Temos um bom acerto em Motegi, onde conquistamos duas poles na rodada anterior e não tenho dúvidas de que seremos rápidos”, prevê o piloto de 23 anos de idade. João Paulo de Oliveira possui cinco vitórias, nove voltas mais rápidas e largou na primeira fila em 14 das 18 provas da temporada, sendo a metade (sete) delas na pole position.
A classificação do Campeonato Japonês de Fórmula 3 após 18 etapas:
1 Ronnie Quintarelli (Ita), 241 pontos
2 João Paulo de Oliveira (Bra), 191
3 Richard Antinucci (EUA), 161
4 Naoki Yokomizo (Jap), 155
5 Kazuki Nakajima (Jap), 126
6 Taku Bamba (Jap), 122
7 Fábio Carbone (Bra), 120
8 Sakon Yamamoto (Jap), 96
9 Hideki Mutoh (Jap), 75
10 Masataka Yanagida (Jap), 54
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.