Com uma vitória de ponta a ponta na 19ª etapa do Campeonato Japonês de Formula 3, que foi disputada neste sábado (23/10) em Motegi, João Paulo de Oliveira (Varig) garantiu o título de vice-campeão. Agora o brasileiro soma 211 pontos contra 241 do italiano Ronnie Quintarelli, que conquistou antecipadamente o campeonato. “Amanhã (domingo) vou tentar ganhar novamente”, promete João Paulo, que venceu pela sexta vez na temporada. No domingo (24/10) será realizada a última etapa do certame nipônico, com o brasileiro largando novamente da primeira fila.
Nos treinos classificatórios para a rodada final do Campeonato Japonês de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira garantiu a sua oitava pole position para a penúltima etapa, com a marca de 1min47s120, 0s177 mais rápido do que o japonês Hideki Mutoh. Na outra sessão classificatória, para a prova de domingo, a pole position ficou com o japonês Sakon Yamamoto, com 1min46s713, apenas 0s163 de vantagem para o brasileiro, que vai largar pela 16ª vez na primeira fila, em 20 corridas do calendário. “Os carros da Tom´s estão muito rápidos aqui em Motegi. Não está sendo fácil acompanha-los”, comentou João Paulo.
Na penúltima corrida da temporada João Paulo aproveitou bem a pole position e assumiu a liderança logo que foi autorizada a largada, recebendo a bandeirada da sua sexta vitória no ano após 14 voltas, com a vantagem de 1s5 segundos sobre Sakon Yamamoto, que foi o autor da volta mais rápida. “Foi uma prova difícil, pois o Yamamoto estava mais rápido, e andou sempre junto. Amanhã vou pra cima. Não sei se vai dar, mas quero ganhar novamente”, planeja o brasileiro.
João Paulo de Oliveira é um dos pilotos brasileiros de maior sucesso no exterior em 2004, ao somar seis vitórias, nove voltas mais rápidas e largando da primeira fila em 16 das 20 provas da temporada, sendo a metade (oito) delas na pole position.
Os primeiros na 19ª etapa do Campeonato Japonês de F–3 foram:
1) João Paulo de Oliveira (Bra), 14 voltas,
2) Sakon Yamamoto (Jap),
3) Sadayuki Hiranaka (Jap),
4) Taku Bamba (Jap),
5) Naoki Yokomizo (Jap),
6) Danny Watts (Ing),
7) Fábio Carbone (Bra),
8) Masataka Yanagida (Jap),
9) Kazuki Nakajima (Jap),
10) Hiroyoshi Shibata (Jap).