Di Grassi é o melhor estreante; Kubica faz a pole em Macau

A equipe Hitech Racing considerou excelente o trabalho realizado até aqui pelo brasileiro Lucas Di Grassi nos preparativos para o badalado Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, que será disputado neste domingo. Na segunda e última tomada de tempos para a prova classificatória, Di Grassi colecionou vários fatos notáveis: é o melhor estreante entre os 33 inscritos, o melhor piloto no grid entre os integrantes do Renault Driver Development (RDD) e do Toyota Driver Academy (TDA), programas de incentivo a novos talentos das equipes de F-1; além de ter se classificado à frente do muito experiente e altamente cotado inglês Danny Watts, que nesta prova foi chamado para integrar a equipe Hitech Racing justamente por seu conhecimento da pista. Integrante do RDD, Lucas, que venceu duas provas na F-3 Inglesa este ano, largará em décimo, na quinta fila do grid. Mas ele tem esperanças de melhorar ainda mais sua colocação na corrida classificatória deste sábado – prova cujo resultado estabelecerá o grid definitivo para o GP a ser disputado no domingo.

“Macau é uma pista fantástica, cheia de detalhes que valorizam o piloto que sabe acertar o carro e explorar ao máximo o traçado”, comenta Di Grassi sobre este que é um dos mais difíceis circuitos do mundo. “Meu problema aqui é justamente não ter tido tempo de explorar a pista, de descobrir novas opções de traçado para andar mais rápido, pois fiquei impossibilitado de voltar à pista após um acidente na quinta-feira. Perdi muitas voltas preciosas, que me ajudariam bastante. Mas vi que me dou bem nesta pista. Se não tiver mais imprevistos, acho que posso obter um bom resultado.”

Os carros equipados com motor Mercedes dominaram o dia – e são favoritos devido ao desempenho superior deste propulsor. A primeira fila ficou com o polonês Robert Kubica e o britânico Lewis Hamilton, ambos equipados com o motor alemão. Neste aspecto, também conta a favor de Lucas o fato de ter sido o melhor piloto com motor Sodemo-Renault – aliás, ele é o detentor da melhor campanha do propulsor francês em 2004. Na verdade, este motor já não tem o apoio oficial da Renault desde 2003, pois a fábrica francesa sairá da F-3 em 2004 para concentrar-se em outras categorias. Por isso, seu desenvolvimento é bem menor do que o do Mercedes, Honda, Toyota, Nissan e Opel do grid presente em Macau, onde há grandes retas – e a potência é fundamental. Entre os demais brasileiros, Nelsinho Piquet ficou em quinto, com Fabio Carbone em sétimo.

Reunindo os melhores pilotos de F-3 do mundo, o 51º Grande Prêmio de Macau será transmitido no Brasil pelo canal RTP Internacional, cujas imagens estão disponíveis para quem assina as operadoras pagas DirecTV, Sky e TVA. A programação prevê o início da transmissão às 5h45 (horário de Brasília) deste domingo.

Eis os dez primeiros na ordem de largada da corrida classificatória que será disputada neste sábado:

1) Robert Kubica (POL), equipe Manor Motorsport, Dallara-Mercedes, 2min12s155

2) Lewis Hamilton (ING), equipe Manor Motorsport, Dallara-Mercedes, 2min12s344

3) Richard Antinucci (EUA), equipe TOM’s, Dallara-Toyota, 2min12s512

4) Nico Rosberg (FIN), equipe Team Rosberg, Dallara-Opel, 2min12s725

5) Nelsinho Piquet (BRA), equipe Sports, Dallara-Mugen, 2min12s834

6) Jamie Green (ING), equipe ASM Formule 3, Dallara-Mercedes, 2min13s051

7) Fábio Carbone (BRA), equipe Three Bond Racing, Dallara-Nissan, 2min13s093

8) Alexandre Premat (FRA), equipe ASM Formule 3, Dallara-Mercedes, 2min13s132

9) Kazuki Nakajima (JAP), equipe TOM’s, Dallara-Toyota, 2min13s160

10) Lucas Di Grassi (BRA), equipe Hitech Racing, Dallara-Renault-Sodemo, 2min13s817