Di Grassi sobe para oitavo em Macau

O brasileiro Lucas Di Grassi terminou em oitavo na prova classificatória para o 51º Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, principal prova da modalidade e que reúne os melhores pilotos e equipes de todo o mundo. Há 33 inscritos para a corrida, que terá largada na madrugada deste domingo e será transmitida a partir das 5h45 pela RTP Internacional –disponível para os assinantes de serviço de TV a cabo Sky, DirecTV e TVA.

Lucas largou em décimo e conquistou duas posições. Novamente, ele foi o melhor de sua equipe, a HItech Racing, e também o melhor piloto equipado com motor Renault-Sodemo: “Foi um bom resultado em virtude do alto nível dos pilotos e equipes presentes aqui”, comentou Di Grassi, único brasileiro integrante do Renault Driver Development, o programa de apoio a talentos com potencial de chegar à F-1 mantido pela fábrica francesa.

O inglês Lewis Hamilton saiu na frente na disputa pela vitória. Na corrida classificatória, que foi disputada na madrugada deste sábado (horário de Brasília), ele venceu de ponta a ponta, superando o finlandês Nico Rosberg por uma diferença de 2s284.

Assim como Lewis, outros pilotos que usam motores Mercedes confirmaram a superioridade desse propulsor e ficaram com quatro das cinco primeiras posições. Nico, filho do campeão mundial de Fórmula 1 Keke Rosberg, utiliza o propulsor da Opel que, juntamente com o Nissan, é o grande rival dos Mercedes na prova. Os Honda também estavam sendo bem cotados e, por esse motivo, foi uma surpresa não terem classificado nenhum piloto entre os dez primeiros.

Entre os demais brasileiros que disputam o GP de Macau, Fabio Carbone, em sexto, foi o melhor colocado. Nelsinho Piquet largou em quinto, mas bateu com o norte-americano Richard Antinucci na largada e abandonou. Ele sairá em 27º na final na prova final.

Um acidente mais sério envolvendo cinco carros provocou a entrada do safety car na pista já na primeira volta. O francês Eric Salignon bateu no japonês Kazuki Nakajimi – que largou mal e caiu da nona posição para o pelotão de trás –, antes de chocar-se com a barreira de pneus. Na confusão, Marchy Lee, Rodolfo Avila e o companheiro de Lucas na Hitech Racing, Ho Pin Tung, acabaram fora da prova. O safty car se manteve na pista por cinco voltas, o que fez com que a corrida tivesse a metade da duração prevista.

Resultado da corrida classificatória para o 51º GP de Macau:

1) Lewis Hamilton (ING), Dallara Mercedes-HWA, 10 voltas em 33min16s057, média de 110,37 km/h

2) Nico Rosberg (FIN), Dallara Opel-Spiess, a 2s284

3) Alexandre Premat (FRA), Dallara Mercedes-HWA, a 3s982

4) Robert Kubica (POL), Dallara Mercedes-HWA, a 4s984

5) Jamie Green (ING), Dallara Mercedes-HWA, a 5s454

6) Fabio Carbone (BRA), Dallara Nissan-Tomei, a 7s551

7) Loic Duval (FRA), Dallara Opel-Spiess, a 17s289

8) Lucas Di Grassi (BRA), Dallara Renault-Sodemo, a 18s888

9) James Rossiter (ING), Dallara Opel-Spiess, a 19s439

10) Danny Watts (ING), Dallara Renault-Sodemo, a 20s513