Categoria tem primeiro “confronto oficial”

Mais competitivo torneio da categoria na atualidade, o Campeonato Europeu de Fórmula 3 realiza amanhã, quinta-feira, o primeiro de dois dias de treinos oficiais, no circuito belga de Spa-Francorchamps. “Este será o primeiro treino oficial da categoria, no qual todos os principais candidatos ao título estarão presentes”, comenta Lucas Di Grassi, brasileiro que integra o Renault Driver Development Program (RDD), iniciativa da equipe Renault de Fórmula 1 que visa descobrir talentos com potencial de chegar à categoria máxima do esporte.

“Haverá um grande clima de confronto, pois vamos medir forças pela primeira vez. Mas podemos ter algumas surpresas, pois, apesar de ser um treino oficial, não haverá controle de peso dos carros como se faz em corridas e tomadas de tempo. Assim, alguém pode até andar abaixo do peso para marcar bons tempos e aparecer bem. Promocionalmente, isso pode até funcionar agora. Mas, olhando pelo lado esportivo, é pura bobagem, pois você está colhendo informações falsas de seu carro. Na hora H, esses dados podem fazer falta”, adianta Di Grassi.

Tradicionalmente forte, o Campeonato Europeu terá em 2005 um grid muito expressivo. Estarão lá vários dos principais nomes da F-3 do ano passado, como o inglês Lewis Hamilton, piloto com apoio oficial da equipe McLaren de Fórmula 1 e cuja carreira é gerenciada diretamente por Ron Dennis. Entre os brasileiros, além de Lucas, já estão confirmados o experiente Fabio Carbone (pela equipe francesa Signature) e Átila Abreu (pela alemã Mücke), que estréia na Fórmula 3 com apoio da Mercedes.

Os treinos serão divididos em duas sessões de duas horas cada, uma pela manhã e a segunda na parte da tarde. O encerramento das atividades está previsto para as 17h00, ou 13h00 no horário de Brasília. A temporada será aberta dia 16 de abril, com a primeira das duas etapas a serem disputadas em Hockenheim (Alemanha) – a segunda acontece no dia seguinte, 17, completando a rodada dupla.