Lucas di Grassi começa na frente

O brasileiro Lucas Di Grassi começou bem no confronto entre os pilotos que disputarão o Campeonato Europeu de Fórmula 3. Nesta quinta-feira, Di Grassi foi o mais rápido no primeiro dos dois dias de treinos oficiais que a categoria realiza no circuito belga de Spa-Francorchaps. Com um Dallara/Mercedes da equipe Manor Motorsport, Lucas estabeleceu a marca de 2min15s034, com média de 186,246 km/h. O segundo mais veloz foi o britânico Lewis Hamilton, com um Dallara/Mercedes da equipe ASM. Grande aposta dos europeus para a temporada, Hamilton, cuja carreira é administrada pela equipe McLaren de Fórmula 1, cravou 2min15s329, sendo três décimos de segundo mais lento que Lucas. “Se for verdadeiro o ditado de que a primeira impressão é a que fica, eu realmente comecei bem”, brincou Di Grassi, integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Renault de Fórmula 1. “Mas eu e minha equipe não nos iludimos. A briga este ano será muito acirrada. Basta ver que neste circuito de quase sete quilômetros praticamente os dez primeiros foram separados por apenas um segundo. É muita competitividade, e a gente tem que respeitar isso se quer encarar este campeonato com seriedade”.

Di Grassi foi o mais rápido nas duas sessões, de manhã e à tarde. Mas a melhor marca do brasileiro da Renault poderia ter sido ainda melhor: “No meu último jogo de pneus, um carro estava lento na pista e ficou no traçado ideal. Depois, veio uma bandeira vermelha. Isso tudo me atrapalhou”, conta Lucas. “Por isso, acabei ficando com a melhor marca do penúltimo jogo de pneus. Sei que outros pilotos também foram atrapalhados ou erraram. Mas eu também sei que isso faz parte do jogo no automobilismo e é preciso saber superar estas dificuldades. Hoje, eu me dei melhor. Amanhã, quem sabe”.

Nesta sexta-feira, os pilotos voltam à pista para mais duas sessões de treinos de duas horas de duração, às 9h00 e às 14h00. Os melhores de hoje foram:

1) Lucas Di Grassi (Brasil, Dallara/Mercedes), 2min15s034, média 186,246 km/h

2) Lewis Hamilton (Inglaterra, Dallara/Mercedes), 2min15s329

3) Frank Perera (França, Dallara/Opel), 2min15s417

4) Steban Guerrieri (Argentina, Dallara/Toyota), 2min15s422

5) Loic Duval (França, Dallara/Opel), 2min15s572

6) Adrian Sutil (Alemanha, Dallara/Mercedes), 2min15s718